Faculdade de Direito recebe dois dos maiores intérpretes de Norberto Bobbio

Com a presença do professor Celso Lafer, evento terá palestras dos filósofos Mario Giuseppe Losano e Alfonso Ruiz-Miguel sobre temas como imigração, laicidade e liberdade religiosa

18/08/2016 - Publicado há 8 anos

Dois dos maiores intérpretes do filósofo italiano Norberto Bobbio (1909-2004) farão palestras na Faculdade de Direito da USP no dia 22 de agosto, segunda-feira. Às 8h30, o professor Mario Giuseppe Losano – sucessor de Bobbio na cadeira de Filosofia do Direito da Universidade de Turim – falará sobre Pluralismo jurídico na Europa: os problemas jurídicos da imigração muçulmana. Já Alfonso Ruiz-Miguel, elogiado pelo próprio Bobbio por suas traduções das obras do filósofo italiano para o espanhol, abordará o tema Laicidade, laicismo e liberdade religiosa, às 10 horas. O evento terá a presença do professor Celso Lafer, da Faculdade de Direito da USP, introdutor do pensamento de Bobbio no Brasil.

Norberto Bobbio - Foto: Wikipedia
Norberto Bobbio – Foto: Wikipedia

“É uma grande honra, para nós, receber esses filósofos de tão grande prestígio”, afirma a professora Elza Cunha Boiteux, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, organizadora do encontro, ao lado da professora Monica Herman Caggiano. Elza destaca que Losano é o único assistente vivo de Bobbio na área de filosofia do direito. Com apenas 21 anos, ele já era assistente do filósofo italiano e, fluente em alemão, ajudava Bobbio a traduzir para o italiano as obras do jurista austríaco Hans Kelsen (1881-1973). Além disso, Losano é um “italiano de alma brasileira” – brinca Elza –, pois visitou o Brasil várias vezes e fala português praticamente sem sotaque.

Já Alfonso Ruiz-Miguel, professor da Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha, pisará em São Paulo pela primeira vez. Um dos maiores filósofos do direito da Espanha, é um pensador que se destaca não só por suas traduções das obras de Bobbio, mas também por sua interpretação do pensamento do filósofo italiano. A esse respeito, cita Elza, Bobbio se referiu a Ruiz-Miguel em termos elogiosos e sofisticados, num discurso depois publicado no livro O Tempo da Memória: “De meu irredutível dualismo deu-se conta perfeitamente Alfonso Ruiz-Miguel, que entre todos os espelhos nos quais até agora me vi refletido é aquele que me observa mais de perto e no qual, portanto, minha imagem aparece com todas as luzes e sombras”.

Inspirados em Bobbio, Losano e Ruiz-Miguel abordarão, em suas palestras, temas atuais e relevantes tanto para a Europa como para o Brasil – país que também lida com questões como imigração e laicidade –, lembra Elza. A professora destaca que o pensamento de Bobbio é “sempre novo” e pode trazer importantes contribuições para o debate político brasileiro. “Bobbio escrevia diariamente, nos jornais italianos, artigos sobre temas como corrupção, eleições, democracia e laicidade, que continuam atuais”, diz a professora, exemplificando com a postura de Bobbio sobre laicidade, que, para o filósofo italiano, está relacionada com o respeito ao outro e com a liberdade de expressão. “São temas muito presentes no Brasil hoje. Estamos vivendo isso.”

Elza se alegra em perceber que as conferências de Losano e Ruiz-Miguel na USP são uma forma de dar continuidade à tradição bobbiana na Faculdade de Direito, iniciada por Lafer e fortalecida pelos contatos diretos entre o jurista Miguel Reale – célebre professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito – e Bobbio. Essa tradição inclui uma visita do filósofo italiano à Faculdade de Direito, em 1986, quando pronunciou uma conferência depois publicada como primeiro capítulo do livro O Futuro da Democracia. “Os professores da faculdade que se formaram nessa época têm uma marca profunda de Bobbio em seus estudos”, conclui Elza.

As conferências Pluralismo jurídico na Europa: os problemas jurídicos da imigração muçulmana, de Mario Giuseppe Losano, e Laicidade, laicismo e liberdade religiosa, de Alfonso Ruiz-Miguel, serão realizadas no dia 22 de agosto, segunda-feira, às 8h30 e às 10h, respectivamente, na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95, centro, São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3111-4015 e 3111-4050.