Exposição sobre Monteiro Lobato é prorrogada até o fim de julho

Com livros escritos e traduzidos pelo escritor, mostra fica na Biblioteca Brasiliana da USP até dia 27

Por - Editorias: Cultura
  •
Gratuita, mostra Monteiro Lobato Sem Fronteiras fica em cartaz na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, até o dia 27 de julho – Foto: Jorge Maruta / USP Imagens

Foi prorrogada até o dia 27 de julho a exposição Monteiro Lobato Sem Fronteiras, realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté, o Instituto de Estudos Monteiro Lobato (Iemb) e o Porviroscópio Projetos e Conteúdos Culturais.

Com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a mostra Monteiro Lobato Sem Fronteiras é gratuita e traz ao público quase 150 livros pertencentes ao Iemb, originalmente escritos por ele e traduzidos em outras línguas por tradutores estrangeiros, bem como outras obras de escritores estrangeiros traduzidas em português por Lobato.

A versão japonesa de O Saci está entre as obras da exposição, realizada com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – Foto: Jorge Maruta / USP Imagens

Aos visitantes serão disponibilizados tablets para consultas de trechos das obras, com acesso a conteúdo digitalizado e interativo. Já os volumes impressos estão dispostos em vitrines, descritos em etiquetas legendadas com informações das edições, bem como trechos de comentários de Lobato sobre as traduções.

Dentre as obras expostas, destacam-se a edição argentina de Urupês (1921), a versão japonesa de O Saci (1979), Reinações de Narizinho (publicada em nove idiomas) e Dom Quixote das Crianças (1936).

A curadoria é do gestor de projetos socioculturais Luciano Mizrahi Pereira e do jornalista e produtor cultural Vladimir Sacchetta, que comentaram sobre as motivações da mostra em reportagem publicada pelo Jornal da USP em maio passado (leia aqui a íntegra da reportagem).

Tablets ficarão disponíveis para que visitantes possam consultar as obras integralmente – Foto: Jorge Maruta / USP Imagens

A mostra Monteiro Lobato Sem Fronteiras fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, na Sala Multiuso da BBM (Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Para mais informações, ligue (11) 2648-0320 ou acesse o site bbm.usp.br/node/339.