Exposição de fotos destaca fauna e flora do lago da Universidade Federal de São Carlos

As 24 imagens expostas até o final de agosto foram captadas durante oficina ministrada pelo professor Marinho Andrade, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP

26/07/2016 - Publicado há 8 anos
Oficina UFScar
Os participantes da oficina de fotografia, com o lago da Ufscar ao fundo – Foto: Katiane Conceição

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe até o final de agosto uma exposição de fotos sobre a fauna e a flora do lago da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). As imagens foram obtidas durante uma oficina de fotografia realizada em julho de 2015 pelo Projeto Monjolinho, que tem como objetivo estimular a preservação ambiental da área. A exposição é promovida pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

A oficina foi ministrada pelo professor Marinho Andrade, do ICMC, e contou com a participação de mais de 20 pessoas, que puderam aprender conceitos básicos de fotografia, como uso adequado de lentes, diferentes tipos de controle, triângulo de exposição, conceitos de composição, planos e cortes. O curso permitiu aproximar o público do lago da Ufscar e despertar o interesse por aquele ambiente e seus problemas. São 24 fotos que estão expostas no saguão da Biblioteca Achille Bassi do ICMC, no campus da USP de São Carlos (avenida Trabalhador São-Carlense, 400, centro).

O Projeto Monjolinho teve início em 2015, na bacia do Monjolinho, onde está inserido o lago da Ufscar. Neste ano, foram realizadas diversas atividades relacionadas à área, como observação de aves, oficinas sobre diversos temas, avaliação microbiológica e ecologia de paisagem, além de mutirões de limpeza pelo local. O projeto é coordenado por Leonardo Seneme Ruy.

Veja abaixo algumas das fotografias em exposição no ICMC.

Foto: Arystene Nicodemo
Foto: Antonio Carlos Cruz

Foto: Paloma Bazan

Foto: Tamara Bernardi Ribeiro

Foto: Leticia Longo

Foto: Robinson Nascimento

Foto: Mari Roman

Foto: Izabel Aparecida Daniel

Foto: Carlos Roberto Costa Garcia

.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC pelo telefone (16) 3373-9146.