Evento na USP reúne dança, performance e artes visuais

De 22 de março a 7 de abril, evento “Corpoinstalação” vai apresentar instalações de três artistas

18/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 20/03/2019 as 19:03
Instalações a serem apresentadas no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP estão ligadas à dança, a performances e às artes visuais – Fotos: Divulgação/PRCEU

O limiar entre a dança, a performance e as artes visuais é o mote do projeto Corpoinstalação, que ocupará uma sala do edifício Joaquim Nabuco do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP a partir desta sexta-feira, dia 22 de março, durante três semanas, de quinta a domingo. A proposta é que a cada semana um artista convidado seja responsável pela mostra de um Corpoinstalação, que reinventa o corpo em um processo pautado por relações entre poéticas artísticas distintas e entre corpo e ambiente.

A curadora do projeto, professora Helena Bastos, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ressalta que “muito se tem falado sobre contaminações entre dança e performance. Em ambas, conecta-se uma dramaturgia amparada por ações do corpo na exploração de um tempo presente”.

A instalação de estreia do projeto será Agnes & Alice, que ocorrerá nesta sexta, sábado e domingo, dias 22, 23 e 24, às 17 horas. Nela, a intérprete Eliana de Santana vai fazer uma instalação coreográfica criada por ela, em parceria com o artista visual da cena Hernandes de Oliveira. O tema e a inspiração em artes plásticas e música contribuem na investigação de uma poética ligada à temática do sujeito anônimo. A referência a Agnes Martin (pintora) e Alice Coltrane (pianista e compositora) apresenta duas mulheres artistas que escolheram o isolamento e a busca interior para trabalhar em suas respectivas obras.

De 28 a 31 de março, a partir das 16 horas, será a vez da apresentação de Movimento Contínuo: Árvore Arame Bambu, uma instalação sonora da artista, produtora e pesquisadora Thembi Rosa, com o grupo de música experimental O Grivo, conjunto que iniciou sua trajetória em 1990, com um concerto em Belo Horizonte (MG).

Finalmente, de 4 a 7 de abril, às 18 horas, a instalação a ser apresentada será Procedimento 2 para lugar nenhum. A responsável será Vera Sala, pesquisadora de dança, já contemplada com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Mambembe.

A entrada para todos os eventos é grátis. O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP fica na Rua Maria Antônia, 258, na Vila Buarque, em São Paulo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3123-5202.

Sandra Lima