Evento na USP inova diálogo entre cinema e educação com poética

Encontro ocorre nesta quinta-feira, dia 6, às 19 horas, na Faculdade de Educação, na Cidade Universitária

04/06/2019 - Publicado há 5 anos
Beatriz Seigner, diretora do longa-metragem Los Silencios – Foto: Reprodução Cinema, Poética e Educação

.
Cinema de um lado, educação de outro. Como essas duas áreas, com tantas particularidades, podem se conectar? “Através da poética, da criação: uma arte do fazer cinematográfico e uma arte de educar”, responde a professora Cintya Ribeiro, da Faculdade de Educação (FE) da USP, uma das organizadoras do evento
Cinema, Poética e Educação, que acontece nesta quinta-feira, dia 6, às 19 horas, na Faculdade de Educação. O evento é inspirado na perspectiva do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), que se propõe a discutir filosofia e arte para unir à educação.

De acordo com Cintya, a relação estabelecida entre arte e educação geralmente compreende a primeira como mera ferramenta de representação, mas não deveria ser assim. “A arte tem uma lógica própria, e não precisa de explicações de outro campo do conhecimento.” O evento deseja estabelecer conversações entre essas sensibilidades estéticas diferentes, mas sob um mesmo patamar. “Ir além de territórios pré-definidos para gerar novos pensamentos e potencializar a educação”, acrescenta a professora, que complementa: “Esse lugar-comum entre cinema e educação possibilita ensaiar criações ético-políticas frente à experiência do viver”.

O diálogo será feito no formato de mesa-redonda, com participação de Eduardo Pellejero, professor pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e autor do livro O Que Vi (Diário de um Espectador Comum), e de Beatriz Seigner, cineasta, diretora e roteirista do premiado filme Los Silencios. “O professor Eduardo tem o olhar da filosofia da arte no campo literário, enquanto a diretora Beatriz tem experiência na produção cinematográfica. Cada um irá apresentar as experiências individuais e, em seguida, a discussão será aberta ao público”, explica Cintya, que será mediadora.

.

A professora Cintya Ribeiro, da Faculdade de Educação da USP, organizadora do evento – Foto: Reprodução/Cinema, Poética e Educação

.

O professor Eduardo Pellejero, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Foto: Reprodução/Cinema, Poética e Educação
Cartaz de divulgação do evento – Imagem: Reprodução/Cinema, Poética e Educação

O evento Cinema, Poética e Educação acontece nesta quinta-feira, dia 6 de junho, às 19 horas, na Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Inscrições devem ser feitas por meio deste link.