Evento na USP comemora 70 anos de Itamar Assumpção

Nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, colóquio reúne especialistas para debater a obra do compositor

 25/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/11/2019 as 14:20
Por

“Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes?” é o título da música de Itamar Assumpção (1949-2003) que serviu de nome para seu último disco, lançado em 1998. É também esse o nome do colóquio que o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promove nesta semana para lembrar os 70 anos de Assumpção. Programado para esta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, o evento reunirá pesquisadores e artistas para discutir a obra do cantor, compositor e instrumentista paulista e sua importância no cenário da música popular brasileira. 

O evento vai ser aberto, nesta quarta-feira, dia 27, às 17 horas, com a exibição do curta-metragem Beleléu Cá Entre Nós – Itamar Assumpção Antes de Nego Dito, seguido de um debate com o diretor do filme, Fábio Giorgio. Às 18 horas acontecerá a mesa Negritude e Experimentalismo em Itamar Assumpção, com a participação da contrabaixista e pesquisadora Maria Clara Bastos, que, além de já ter trabalhado com o compositor, também fez mestrado sobre ele. Ainda estarão presentes o historiador Salloma Salomão Jovino da Silva e o músico e pesquisador Rômulo Alexis. 

“O IEB tem duas características gerais: fazer eventos interdisciplinares e promover debates que não envolvam apenas pesquisadores, mas também pessoas que atuam na área”, diz o professor Walter Garcia, do IEB, que supervisiona o colóquio. Para ele, eventos desse tipo ficam mais interessantes quando os convidados são ao mesmo tempo artistas e pesquisadores, como no caso de Maria Clara Bastos. 

O cantor e compositor Itamar Assumpção – Foto: Reprodução / Rádio Senado

Na quinta-feira, dia 28, às 15 horas, a programação também começa com a exibição de um documentário, Daquele Instante em Diante. O filme fala sobre a vida e a obra de Itamar Assumpção até sua morte, de câncer, em 2003. O diretor Rogério Veloso estará presente para um debate logo em seguida à exibição. Às 18 horas, a mesa Itamar Assumpção e a Experiência da Música Independente em São Paulo terá como convidados o jornalista e músico Luiz Chagas, a professora de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Márcia Tosta Dias e o músico Maurício Pazz.

“Nós vamos falar da geração do Itamar e, por isso, é interessante trazer pessoas que vivenciaram esse período”, explica a pós-graduanda do IEB Gabriela Frias, organizadora do evento. “Mas também vamos trazer o Maurício Pazz, para atualizar o debate, falar sobre o legado do artista e a diferença entre fazer música independente na época dele e fazer hoje, com os streamings.” Para Gabriela, uma estudiosa da obra de Assumpção, o debate geracional é importante. Por isso essa segunda mesa será composta por pessoas com idades tão diferentes. 

Música independente

Em 2019 Itamar completaria 70 anos. Para comemorar a data, várias ações já foram promovidas em São Paulo, desde a Virada Cultural, em maio passado, até hoje. Segundo Gabriela Frias, a ideia de fazer o colóquio surgiu daí, como forma de reconhecer a importância do artista no cenário da música popular brasileira. “Ele estava quebrando o que era feito até então, mas sem negar a tradição.”

De acordo com a pós-graduanda, a música que Itamar Assumpção fazia tinha muita influência da Tropicália, mas ele incluía nela outros ritmos, como o do terreiro que frequentava, produzindo algo que é considerado por muitos a vanguarda paulista. Outro ponto importante destacado por Gabriela é o fato de que Assumpção fazia uma música tão diferente e tentava sustentá-la fora do mercado, de modo independente. “No seu tempo, ele foi um dos que mais defenderam a música não mercadológica.”

Para ela, o movimento artístico gerado por Assumpção, se comparado a outros, como a Tropicália, ainda é muito pouco estudado na academia. “Com esse evento nós esperamos abrir mais as portas e oferecer a oportunidade para que a Universidade possa chegar a outras pessoas.”

O colóquio Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes? 70 Anos de Itamar Assumpção na USP acontecerá nesta quarta, dia 27, das 17 às 21  horas, e quinta-feira, dia 28, das 15 às 21 horas, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP (Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.