Evento na USP analisa obra clássica de Guimarães Rosa

Nesta quinta-feira, dia 7, “Grande Sertão: Veredas” será tema de palestra na Biblioteca Brasiliana

 05/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/06/2018 as 12:45
Por
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Ocorre nesta quinta-feira, dia 7 de junho, às 14 horas, o 24° Colóquio Mindlin, promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O evento contará com a palestra do professor Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que apresentará seu novo trabalho, 
Os Avessos do Grande Sertão: Veredas, segundo volume de análise do clássico livro do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967), que deverá ser lançado ainda este ano pela Editora da Unesp. A palestra ocorrerá na Sala Villa-Lobos da BBM. A entrada é gratuita e aberta ao público.

No primeiro volume de sua análise, O Brasil de Rosa: o Amor e o Poder, publicado pela Editora da Unesp em 2004, Roncari parte do contexto histórico da obra para então destrinchá-la, focando na formação do herói-narrador. Já em seu novo trabalho, ele concentra sua análise na própria história: são abordados os conflitos externos e internos do personagem principal e as mudanças que sofre no decorrer da narrativa.

O escritor mineiro João Guimarães Rosa – Foto: Acervo Fundo JGR/ IEB

Foi preciso revisitar algumas partes do primeiro volume, como esclarece Roncari no texto de apresentação do evento: ”Revisei três momentos do primeiro volume que constituiriam a base do segundo livro: o encontro dos dois meninos no Rio de Janeiro e a travessia do São Francisco; a vida na São Gregório e no Curralinho; e a morte de Medeiro Vaz”.

Lançado em 1956 pela José Olympio Editora, Grande Sertão: Veredas é narrado em primeira pessoa pelo jagunço Riobaldo, que conta suas aventuras ao lado de sua companheira Diadorim. Muito elogiado pela crítica literária, principalmente em relação ao modo como Guimarães Rosa utiliza a linguagem e o regionalismo, a obra pertence à terceira geração modernista e é alvo de extensos estudos até hoje.

O 24° Colóquio Mindlin da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: Os Avessos do Grande Sertão: Veredas, com o professor Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, será realizado nesta quinta-feira, dia 7, às 14 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, sem número, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0841 e no site da BBM.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.