Calímaco de Cirene, Teócrito de Siracura e Apolônio de Rodes são três dos maiores poetas helenísticos, como afirma o professor Fernando Rodrigues Júnior, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no mais recente episódio de Estudos Clássicos em Dia, série de vídeos produzida pela FFLCH. No vídeo – intitulado Literatura Helenística – o professor discorre sobre a prosa e a poesia desenvolvidas durante o chamado Período Helenístico, delimitado entre 323 antes de Cristo, data da morte de Alexandre, o Grande, e 31 antes de Cristo.
Um dos mais influentes poetas desse período, Calímaco defende uma forma de fazer poesia que se torna um programa poético. Esse programa inclui conceitos como brevidade, descontinuidade da narrativa e um estilo leve – ou leptós, em grego. “Esses elementos são fundamentais para a compreensão da poesia de Calímaco”, explica Rodrigues. Teócrito de Siracusa, por sua vez, é conhecido por ter sido o criador da poesia bucólica, que tem longa história na tradição literária ocidental. Já Apolônio de Rodes é autor de As Argonáuticas, que conta as aventuras do herói Jasão.
Docente da FFLCH desde 2004, Fernando Rodrigues Júnior é coordenador do grupo de pesquisa Hellenistica, dedicado ao estudo da literatura do Período Helenístico, e organizador da Semana de Estudos sobre o Período Helenístico, realizado a cada dois anos na USP. Bacharel em Letras, mestre e doutor em Letras Clássicas pela FFLCH, ele fez pesquisa de pós-doutorado no King’s College, de Londres, na Inglaterra, entre 2013 e 2014.
Assista no link abaixo ao vídeo Literatura Helenística, da série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP