Especialistas discutem o cenário da educação básica no Brasil

Promovido por duas cátedras da USP, evento ocorre no dia 3, às 10 horas, com transmissão ao vivo pela internet

 29/10/2020 - Publicado há 3 anos
Conferência on-line tem como objetivo discutir os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – Foto: Secretaria de Educação do Maranhão/Divulgação

No dia 3 de novembro, às 10 horas, especialistas vão debater um instrumento que define as políticas públicas em educação no Brasil – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A conferência O Cenário da Educação Básica no Brasil: Análise do Ideb 2019 vai reunir pesquisadores para discutir os resultados desse instrumento no ano passado. Promovido pela Cátedra de Ensino Básico e pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, ambas ligadas ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento será transmitido ao vivo pelo site do IEA e pelo canal do polo de Ribeirão Preto do IEA na plataforma Youtube. A participação é gratuita. Não é preciso fazer inscrição.

O conferencista será o professor Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele terá como debatedores Bernardete Angelina Gatti, do Conselho Consultivo da Cátedra de Educação Básica, Cláudia Passador, do Conselho de Coordenação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Cecília Motta, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Estado de São Paulo. A mediação será da vice-diretora do IEA, professora Roseli Lopes.​

Criada a partir de um convênio entre a USP, o Itaú Social e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), a Cátedra de Ensino Básico se dedica a identificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e desenvolvimento profissional de professores. A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA em Ribeirão Preto, financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas de contribuir para políticas públicas de cidades de médio porte.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.