Especialistas discutem a obra de Florestan em seminários virtuais

Primeiro encontro será nesta quarta-feira, dia 8, a partir das 17 horas, na plataforma Youtube

 06/07/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 10/07/2020 as 18:03
O professor Florestan Fernandes (1920-1995) – Foto: Reprodução

O centenário do sociólogo Florestan Fernandes será comemorado com um ciclo de seminários virtuais promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os seminários ocorrerão nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês no canal da FFLCH na plataforma Youtube.

Selo do seminário promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, dia 8, a abertura do evento será às 17 horas, com a participação da diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Rafael Valim, da Editora Contracorrente – que neste mês começa a republicar obras de Florestan -, e do jornalista Florestan Fernandes Jr., filho do sociólogo. Às 17h30 começará a primeira mesa do ciclo, que terá como tema A sociologia de Florestan Fernandes e contará com a participação dos professores Elide Rugai, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Arminda do Nascimento Arruda, e  Alejandro Blanco, da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.

No dia 15, às 17h30, a mesa 2 terá como tema Ciência e Política em Florestan Fernandes. Ele será debatido pelos professores Silvio Almeida, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, Lincoln Secco, do Departamento de História da FFLCH, e Eliane Veras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já no dia 22 – dia exato do centenário de Florestan -, também às 17h30, um dos principais livros do sociólogo, A Revolução Burguesa no Brasil, será debatido pelos professores Gabriel Cohn, Brasílio Sallum – ambos do Departamento de Sociologia da FFLCH – e Antonio Brasil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na mesa 3 do ciclo, que terá como tema A Revolução Burguesa no Brasil, Ontem e Hoje.

A quarta e última mesa do ciclo, no dia 29, às 17h30, abordará Da integração do negro na sociedade de classes à revolução burguesa no Brasil, com a participação dos professores Lilia Schwarcz, do Departamento de Antropologia da FFLCH, Jessé Souza, da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), e Mário Medeiros, da Unicamp.

O Ciclo de Seminários Centenário Florestan Fernandes, promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece nos dias 8 (às 17 horas), 15 (às 17h30), 22 (às 17h30) e 29 (às 17h30) de julho, no canal da FFLCH no Youtube.

LEIA MAIS sobre Florestan Fernandes na série de reportagens sobre o sociólogo publicada pelo Jornal da USP em homenagem ao seu centenário. A série está disponível através deste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.