Escola de Comunicações e Artes da USP apoia Cinemateca Brasileira

Manifestação da faculdade aponta responsabilidade do governo federal na preservação da memória audiovisual

03/09/2020 - Publicado há 4 anos
A Cinemateca Brasileira: acervo inclui 250 mil rolos de filmes – Foto: site da Cinemateca Brasileira

Em reunião realizada no dia 26 de agosto, a Congregação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP aprovou moção de apoio à Cinemateca Brasileira – instituição fundada em 1940 e instalada na Vila Clementino, na zona sul paulistana, que preserva a produção audiovisual do Brasil. Com um acervo que inclui mais de 30 mil títulos sobre a televisão e o cinema brasileiros e cerca de 250 mil rolos de filmes, além de centenas de milhares de outros tipos de documentos, a Cinemateca está ameaçada por uma grave crise financeira, que já causou a demissão de todo o corpo técnico da instituição.

Leia a seguir a íntegra da moção da Congregação da ECA sobre a Cinemateca Brasileira:

“A Congregação da ECA manifesta sua preocupação com a demora em resolver o problema de gestão da Cinemateca Brasileira, chamando atenção para a responsabilidade do governo federal para com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro e com a manutenção da equipe de funcionários especializados que lá trabalham. A falta de memória histórica prejudica o autoconhecimento e a imaginação de futuro.”

SAIBA MAIS

Leia o artigo O Sequestro de Nossa Memória Audiovisual, do professor Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, publicado no Jornal da USP no dia 14 de agosto de 2020. Clique aqui.

Leia a matéria “Cinemateca precisa ter autonomia política e ser gerida por técnicos”, publicada no Jornal da USP no dia 28 de agosto de 2020. Clique aqui.