Epigramas de Ausônio são testemunho do mundo antigo tardio

Obra do escritor latino do século 4 é abordada na série de vídeos “Estudos Clássicos em Dia”

11/05/2021 - Publicado há 3 anos

Assista no link abaixo ao vídeo Ausônio e os Epigramas Tardo-Antigos, da série Estudos Clássicos em Dia, com o professor José Amarante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os epigramas do escritor latino Décimo Magno Ausônio (310-395 d. C.) são o tema de mais um episódio da série de vídeos Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Eles foram analisados no vídeo – intitulado Ausônio e os Epigramas Tardo-Antigos – pelo professor José Amarante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Como Amarante destacou, os epigramas de Ausônio têm como características a presença de jogos intertextuais, a influência dos epigramatistas gregos, a recriação de obras antigas como exercício retórico e a preferência pelo dístico elegíaco – metro poético utilizado para compor elegias e epigramas na Antiguidade. Eles também se caracterizam por retratar a corte imperial romana do século 4.

Assista no link acima ao vídeo Ausônio e os Epigramas Tardo-Antigos, com o professor José Amarante, que integra a série Estudos Clássicos em Dia, produzida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.