Engenho dos Erasmos promove observação de pássaros

Evento será neste sábado, dia 28, às 14 horas, em Santos, com entrada gratuita

 26/04/2018 - Publicado há 6 anos
Entre as 87 espécies de aves que podem ser encontradas no Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos, está a Ramphocelus bresilius, popularmente conhecida como tiê-sangue – Foto: Julio Filipino / Wikimedia Commons

Em comemoração ao Dia Nacional dos Observadores de Aves, 28 de abril, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP, localizado em Santos, no litoral paulista, realiza neste sábado, dia 28, às 14 horas, o evento Portas Abertas: Vem Passarinhar.

Com orientação da ornitóloga Sandra Pivelli, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, os participantes vão observar e fotografar as diferentes espécies de aves que habitam o Engenho, aprendendo a distinguir seus sons, formas, cores e hábitos particulares.

Além disso, Sandra, responsável por levantamento inédito das espécies de aves da cidade de Santos ― incluindo o Engenho dos Erasmos ―, dará aos presentes noções básicas de observação de pássaros, bem como conhecimentos teóricos e práticos da ornitologia, ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves.

Engenho dos Erasmos

Ruína do Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos: construção foi erguida na primeira metade do século 16  – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, foi o terceiro engenho de açúcar construído na América Portuguesa por ordem de Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente, em 1532.

O Engenho foi doado à USP em 1958 e, desde 2004, desenvolve programas educacionais interdisciplinares que levam em conta os contextos histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as ruínas estão inseridas.

Para participar do evento Portas Abertas: Vem Passarinhar, é necessária a realização de inscrição prévia, que pode ser feita através do site do engenho.prceu.usp.br. As vagas são gratuitas e limitadas. O Engenho dos Erasmos está localizado na Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge, Santos.

Outras informações, entre em contato pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo e-mail ruinasengenho@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.