Encontro na USP reúne escritores de Cabo Verde

O Dia de Cabo Verde na USP acontece na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 8h30

 17/11/2017 - Publicado há 6 anos
República de Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do oceano Atlântico – Foto: Domínio Público via Wikimedia Commons

O Dia de Cabo Verde na USP será realizado na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, das 8h30 às 12h30, no Auditório Nicolau Sevcenko da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo). No evento, estarão presentes os escritores cabo-verdianos Jorge Carlos Fonseca – atual presidente da República de Cabo Verde -, Filinto Elísio, Joaquim Arena e Arménio Vieira. A coordenação do evento é da professora Simone Caputo Gomes, do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (Celp) da FFLCH.

Filinto Elísio, Joaquim Arena, Arménio Vieira e Jorge Carlos Fonseca – Foto: Reprodução / Cartaz do evento

O encontro terá início às 8h30, com mensagens proferidas pelo reitor da USP, professor Marco Antonio Zago, e pelo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Em seguida, uma mesa-redonda reunirá os escritores cabo-verdianos para discutir o tema Tendências Contemporâneas da Literatura de Pertença Cabo-Verdiana. Às 10h50, está previsto o lançamento dos livros Silvenius: Antologia Poética, de Arménio Vieira, Zen Limites, de Filinto Elísio, O Albergue Espanhol, de Jorge Carlos Fonseca, e Debaixo da Nossa Pele: Uma Viagem, de Joaquim Arena. Após o encerramento, haverá sessão de autógrafos.

Localizado no Atlântico central, a cerca de 570 quilômetros da costa africana, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas, entre elas Santiago – onde se localiza a capital do país, Praia -, Santo Antão, São Vicente, São Nicolau e Boa Vista. Colonizado pelos portugueses desde o século 15, conquistou a independência em 1975. Hoje o arquipélago tem cerca de 550 mil habitantes.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.