Encontro com o bibliófilo Ubiratan Machado terá lançamento de livro

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 11 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária

 15/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 16/03/2023 as 18:01
Por
O livro Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar será lançado durante o encontro com o bibliófilo, nesta sexta-feira – Fotomontagem: Jornal da USP/Fotos: Pexels e Divulgação

 

O Encontro com o Bibliófilo Ubiratan Machado será realizado nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 11 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, em São Paulo. Na ocasião, será lançado o livro Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar, editado pela Ateliê Editorial. O evento terá a presença de Ubiratan Machado, um dos grandes colecionadores de livros do Brasil e um dos maiores especialistas na obra do escritor Machado de Assis (1839-1908), autor do Dicionário de Machado de Assis, publicado em 2008.

O professor Plinio Martins Filho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Ser bibliófilo significa ser alguém que coleciona livros de edições raras, especiais ou circunstancialmente importantes. Ubiratan Machado é um dos grandes nomes nesse quesito no Brasil”, afirma o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Plinio Martins Filho, editor da Editora da USP (Edusp) e um dos organizadores do livro a ser lançado no encontro. “Mas ele pouco revela sobre sua coleção, embora trabalhe para devolver ao mundo o que essas obras preciosas revelam, sempre através do processo de leitura e escrita de novos livros.”

Entre esses livros citados por Martins estão Bibliografia Machadiana 1959-2003, lançado pela Editora da USP (Edusp) em 2005, Olavo Bilac, da Coleção Melhores Crônicas da Editora Global, e Aluísio Azevedo, da Série Melhores Contos da mesma editora. Em 2017, Ubiratan Machado lançou A Capa do Livro Brasileiro 1820-1950 (Ateliê/Sesi), que reúne capas de livros publicados no Brasil ao longo de 130 anos.

Os livros redigidos por Ubiratan servem como base de pesquisas sobre diferentes momentos da literatura brasileira. Exemplos disso são A Vida Literária no Brasil Durante o Romantismo (2001) e A Vida Literária no Brasil Colônia (2022), que traçam a trajetória da escrita nacional e as influências dos processos históricos sobre ela. “Existem algumas pessoas que compram livros importantes, mas nunca leem. Bibliófilos são os que, além de possuir o acervo, buscam a informação que jaz ali. Eles preservam a memória cultural de um país”, afirma Martins.

O bibliófilo e escritor Ubiratan Machado – Foto: IEA/USP

Plinio Martins cita que a coleção de livros de Ubiratan Machado é conhecida como “biblioteca invisível”, porque não se sabe exatamente quais títulos e edições compõem o acervo. Os poucos visitantes e pesquisadores que tiveram acesso a ela afirmam apenas que se trata de “um grande acervo”.

O livro Ubiratan Machado, Bibliófilo e Leitor Exemplar possui 16 capítulos, a maioria deles escrita por colegas do homenageado. Apesar de ser comemorativo dos 80 anos, Ubiratan Machado, que nasceu no Rio de Janeiro em 1941, hoje tem 82 anos. Martins explica que o atraso da homenagem se deu por conta da edição e do processo de organização do livro.

O Encontro com Ubiratan Machado acontece nesta sexta-feira, dia 17, das 11 às 13 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa (Complexo Brasiliana, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo). Entrada grátis.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.