Educadoras, artistas e urbanistas debatem ações contra o racismo

Promovido pelo Instituto Moreira Salles, Fórum Africanidades ocorre nos dias 14, 21 e 28 de outubro, no Youtube

09/10/2020 - Publicado há 4 anos

///

Fotomontagem sobre fotos de Freepik e Nappy
Aterceira edição do Fórum Africanidades – promovido pelo Instituto Moreira Salles (IMS) – será realizada nos dias 14, 21 e 28 de outubro (quartas-feiras), sempre às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do IMS na plataforma Youtube. Grátis, o evento vai reunir educadoras, artistas e urbanistas para discutir formas de combater o racismo em instituições culturais e no ensino formal.

No primeiro encontro, dia 14, o fórum terá a presença da diretora artística do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, Keyna Eleison, e da arte-educadora Renata Sampaio, coordenadora educativa da Trienal de Artes. “As duas debaterão como a produção artística pode ser uma forma de resistência e de construção de práticas educacionais antirracistas”, segundo texto sobre o Fórum Africanidades divulgado pelo IMS. “Também falarão sobre as barreiras que artistas negros, especialmente as mulheres, ainda enfrentam para exercer suas atividades.”

No dia 21, o fórum apresentará uma mesa-redonda voltada para a discussão de questões urbanas. Estarão presentes a arquiteta e urbanista Tainá Reis de Paula e a educadora Érika Lemos Pereira, do Observatório de Favelas. “As duas discutirão como o racismo estrutural permeia as políticas urbanas e a distribuição sociodemográfica das principais cidades brasileiras”, destaca o texto do IMS. “Também abordarão como essa lógica afeta o acesso e a participação do público nas instituições culturais.”

No terceiro e último encontro do Fórum Africanidades, dia 28, o tema de discussão serão as relações raciais na educação. Participarão do debate a educadora Bel Santos Mayer, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, a artista e educadora Mirella Maria, criadora do projeto Quilombo Mulheres Negras, e a escritora Sonia Rosa, professora da rede pública de ensino. “Elas comentarão os desafios de colocar em prática a Lei 10639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.”

Os debates realizados nos três encontros serão gravados e disponibilizados no site do IMS, em data ainda não definida.

O 3º Fórum Africanidades: Processos Educacionais e Artísticos como Territórios de Cura acontece nos dias 14, 21 e 28 de outubro (quartas-feiras), sempre às 18 horas, com transmissão ao vivo no canal do Instituto Moreira Salles na plataforma Youtube. Grátis. Todas as atividades contarão com intérprete de Libras e legendagem em português.

///