Nesta terça-feira, dia 19, às 16 horas, o sexto colóquio da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP deste ano – intitulado Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira – vai abordar aspectos da educação integral a partir de três experiências em diferentes momentos históricos do Brasil.
Com curadoria da professora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o debate terá como participantes Alice Fátima Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apresentará as Escolas Parque pensadas pelo educador baiano Anísio Teixeira; Lucia Velloso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que tratará dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de Darcy Ribeiro; Lúcia Alvarez, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vão abordar a mais recente das três experiências, o Programa Mais Educação.
Para Jaqueline Moll – uma das maiores especialistas em educação integral do País -, essas experiências mostram os esforços em construir uma escola republicana, comum, laica e de qualidade no Brasil, ainda que essa construção tenha sido repetidamente prejudicada pelas interrupções da ordem democrática no País. “Esse debate abre a possibilidade de revisitar aquilo que entendemos por educação integral em exemplos concretos, considerando seus desafios político-pedagógicos e superações”, afirma Jaqueline, no texto de apresentação do Colóquio.
O colóquio será transmitido ao vivo pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. O evento terá apoio de Daniel Puig na mediação do debate. Leia o texto de apresentação clicando aqui.