Educação integral é tema de colóquio da Cátedra Alfredo Bosi

Com curadoria de Jaqueline Moll, evento ocorre nesta terça-feira, às 16 horas, com transmissão pelo Youtube

 18/10/2021 - Publicado há 3 anos
Concebidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro, os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Rio de Janeiro, são exemplos concretos de educação integral que serão discutidos no colóquio da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica – Foto: Wikipédia

 

Nesta terça-feira, dia 19, às 16 horas, o sexto colóquio da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP deste ano – intitulado Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira – vai abordar aspectos da educação integral a partir de três experiências em diferentes momentos históricos do Brasil.

Com curadoria da professora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o debate terá como participantes Alice Fátima Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que apresentará as Escolas Parque pensadas pelo educador baiano Anísio Teixeira; Lucia Velloso, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que tratará dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de Darcy Ribeiro; Lúcia Alvarez, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vão abordar a mais recente das três experiências, o Programa Mais Educação.

Para Jaqueline Moll – uma das maiores especialistas em educação integral do País -, essas experiências mostram os esforços em construir uma escola republicana, comum, laica e de qualidade no Brasil, ainda que essa construção tenha sido repetidamente prejudicada pelas interrupções da ordem democrática no País. “Esse debate abre a possibilidade de revisitar aquilo que entendemos por educação integral em exemplos concretos, considerando seus desafios político-pedagógicos e superações”, afirma Jaqueline, no texto de apresentação do Colóquio.

O colóquio será transmitido ao vivo pelo canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no Youtube. O evento terá apoio de Daniel Puig na mediação do debate. Leia o texto de apresentação clicando aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.