Fotos: Free Mockup e Reprodução/Edusp

Editora da USP lança sua primeira coleção de livros digitais

Obras selecionadas incluem títulos premiados e sucessos de venda da editora, que completa 60 anos em 2022

 29/06/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Rebeca Fonseca

Em maio, a Editora da USP (Edusp) publicou sua primeira coleção de livros digitais. Foram disponibilizados 12 títulos, de diferentes áreas do conhecimento, para compra e acesso virtual através da loja virtual da editora. Entre os autores selecionados estão nomes como o geógrafo Milton Santos, o historiador e cientista político Boris Fausto e o antropólogo argentino Néstor García Canclini. 

Apesar de os livros físicos ainda serem os campeões de vendas do mercado editorial, a procura por ebooks no Brasil aumentou em mais de 80% nos últimos dois anos, segundo pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para Cristiane Tonon Silvestrin, chefe da Divisão Editorial da Edusp, a tendência é resultado da pandemia e de suas restrições, como a quarentena, que acelerou o hábito da leitura digital. 

“Além de primar por edições bem-feitas, o papel do editor — em especial o do editor universitário – também é o de fazer com que seus títulos cheguem a um número cada vez maior de leitores”, diz. “Com o formato eletrônico, a Edusp terá mais uma ferramenta para manter o catálogo ativo, mesmo que as edições impressas se esgotem.”

Fundada há 60 anos, em 1962, a Edusp conta com aproximadamente 5.000  livros publicados e é amplamente reconhecida no meio acadêmico, editorial e gráfico. Seu catálogo, que abrange desde produções científicas da USP até obras clássicas e narrativas contemporâneas de autores nacionais e internacionais, já conquistou 87 Prêmios Jabuti — a maior honraria da literatura brasileira. Para sua primeira leva de lançamentos eletrônicos, a companhia selecionou títulos dentre os seus mais vendidos e premiados. Um exemplo é Crítica em Tempos de Violência (2017), coletânea de ensaios de Jaime Ginzburg sobre a relação entre a literatura, o autoritarismo e a violência no Brasil, que obteve o segundo lugar na 55ª edição do Prêmio Jabuti, em 2013, na categoria Teoria e Crítica Literária. 

Capa do livro "Crítica em Tempos de Violência", de Jaime Ginzburg - Foto: Reprodução

Executivos Negros: Racismo e Diversidade no Mundo Empresarial (2017), de Pedro Jaime, é outro livro premiado que foi adaptado para o digital. Além de conquistar um Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer em seu ano de publicação, a obra também foi destacada no 3º Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. De Milton Santos, um dos mais importantes pensadores da geografia brasileira do século 20, a coleção eletrônica inclui três títulos: Metamorfoses do Espaço Habitado (1988), A Natureza do Espaço (1996) e Por uma Geografia Nova (1978). Falecido em 2001, Santos foi Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e escreveu mais de 40 obras, publicadas em diferentes países e idiomas. 

Também estão disponíveis virtualmente os livros A Gestão da Amazônia (2011), de Jacques Marcovitch, Os Aprendizes do Poder (2021), de Sérgio Adorno, Crime e Escravidão (2018) e O Plano e o Pânico (2010), ambos de Maria Helena P. T. Machado, História Concisa do Brasil (2021), de Boris Fausto, O Mundo Inteiro como Lugar Estranho (2020), de Néstor García Canclini, e A Visitação do Real nos Fatos Clínicos Psicanalíticos (2016), de Ricardo Trapé Trinca.

Capa do livro "Executivos Negros", de Pedro Jaime - Foto: Reprodução

“Os e-books da Edusp são comercializados em formato ePub3, que é compatível com diversos dispositivos, como o Kindle, da Amazon, e o Google Play, e também possui muitas vantagens para a leitura”, informa Cristiane. A tecnologia conta, por exemplo, com diversos recursos de otimização da leitura para deficientes visuais. A acessibilidade é um importante diferencial das publicações digitais em relação às obras impressas, diz Carolina Aires Sucheuski, chefe da seção de Arte da Divisão Editorial da Edusp e responsável pela produção dos livros eletrônicos. A tecnologia empregada na conversão dos livros para o formato virtual, chamada HTML — sigla em inglês para Linguagem de Marcação de Hipertexto —, permite que leitores cegos ou com baixa visão, auxiliados por softwares de leitura acessível, distingam os elementos textuais em cada obra. 

“Como o livro impresso segue uma lógica diferente de edição, esse leitor não saberia que determinado trecho, por ter uma fonte maior e um afastamento em relação ao parágrafo seguinte, é um subtítulo derivado”, exemplifica Carolina. Já no formato ePub3, há marcações em HTML que assinalam esse tipo de informação, marcas estilísticas da equipe editorial. Além disso, os livros digitais contam com um sistema de navegação com o qual o leitor pode habilitar a descrição de imagens e escolher o tamanho da fonte. 

Livros de Milton Santos disponibilizados no formato digital pela Editora da USP – Foto: Reprodução

“Dando continuidade à tradição da Edusp de unir qualidade acadêmica a edições bem cuidadas, o projeto visual dos e-books foi pensado para que as obras possam ser lidas confortavelmente nos dispositivos mais utilizados pelos leitores”, retoma Cristiane Silvestrin. Ela conta que as adaptações para o eletrônico exigiram um trabalho cuidadoso, que evitou o surgimento de erros de visualização ou cortes no conteúdo, problemas apontados por muitos leitores como uma desvantagem do livro eletrônico, numa pesquisa realizada pela Edusp sobre a aceitação desse formato pelo público acadêmico.

Aumentar seu catálogo de obras digitais está entre os planos da Edusp para os próximos meses, revela Cristiane. “No momento estão em produção alguns títulos traduzidos, por exemplo, e mais alguns do professor Milton Santos”, finaliza. 

Para mais informações, acesse a livraria virtual da Edusp, disponível no endereço https://www.edusp.com.br/loja/.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.