“ECA Debate” aborda a questão racial nas universidades

Evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube nesta quarta-feira, dia 2, às 17 horas

 30/11/2020 - Publicado há 3 anos
Cartaz do debate promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Divulgação

Universidade, Branquitudes e Privilégios é o tema que será debatido nesta quarta-feira, dia 2, às 17 horas, em mais um evento da série ECA Debate, promovida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Na ocasião, a professora da ECA Claudia Lago vai conversar com o professor Dennis de Oliveira, também da ECA, com a advogada e pesquisadora Ana Helena Passos e com a socióloga e pesquisadora Priscila Silva. Eles discutirão “sobre os paradoxos das universidades, que abrigam pesquisas sobre a naturalização dos privilégios e, ao mesmo tempo, acabam por reforçar e atualizar esses mesmos privilégios em suas práticas cotidianas”, segundo nota divulgada pela Assistência de Comunicação e Relações Institucionais da ECA. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da ECA no Youtube.

Ana Helena Passos é pós-doutoranda da USP, pesquisadora do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos e cofundadora do Instituto Ella Criações Educativas. Priscila Silva é socióloga e pesquisadora independente. Professor do curso de Jornalismo da ECA e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Dennis de Oliveira  possui estudos sobre mídia e racismo, jornalismo comunitário e popular e comunicação nas periferias.

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade. Os encontros da série  acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas. Após a realização, todos os encontros ficam disponíveis no canal da ECA no Youtube.

O evento ECA Debate – Universidade, Branquitudes e Privilégios, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 2, às 17 horas, com transmissão pelo canal da ECA no Youtube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.