Duetos, quartetos e quintetos são destaque na Rádio USP

Programa “USP Especiais” traz segundo episódio de série sobre música popular instrumental brasileira

Duetos, quartetos e quintetos foram o destaque do segundo episódio da série sobre música popular instrumental brasileira, que o programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), começou a apresentar neste mês.

O Quinteto Armorial, formado em 1970, em Recife – Foto: Reprodução / Youtube

Nesse segundo episódio, transmitido no dia 18 de setembro, um dos grupos abordados foi o Quinteto Armorial, formado em 1970, em Pernambuco, que reunia os músicos Antônio Madureira, Edison Eulálio Cabral, Fernando Torres Barbosa, Egildo Vieira do Nascimento e Antônio Nóbrega. “O grupo tinha uma sonoridade muito particular e intimamente ligada à cultura popular nordestina, e inspirou vários outros grupos, como o Quinteto Uirapuru”, afirmou o apresentador da série, Patrick Moreira Lima.

Outros grupos destacados no segundo episódio da série foram o Quarteto Novo, o Zimbo Trio e o Trio Corrente, entre outros.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O primeiro episódio da série sobre música popular instrumental brasileira, que destacou as bandas e orquestras populares, está disponível na página do Jornal da USP.

A série é uma produção do Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •