“Dominguinhos mudou minha percepção da música”, diz Yamandu Costa

Programa “Vira e Mexe” continua a celebrar os 80 anos do cantor, compositor e instrumentista pernambucano

 15/02/2021 - Publicado há 3 anos
O cantor, compositor e instrumentista pernambucano Dominguinhos – Foto: EBC/Agência Brasil

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 13 de fevereiro de 2021, o segundo dos quatro episódios de série que comemora os 80 anos do compositor pernambucano Dominguinhos (1941-2013).

“A oportunidade que tive de trabalhar com Dominguinhos mudou meu entendimento sobre a música. Foi uma coisa sem comparação a maneira como ele me ensinou coisas, da forma mais pura possível: tocando. Nunca me falou nada, nunca me deu um conselho. O Brasil não se dá conta da sorte que tivemos de Dominguinhos ter nascido no nosso País, um instrumentista sem igual.”

Essa declaração foi feita pelo violonista e compositor gaúcho Yamandu Costa no programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 13 passado. O programa apresentou o segundo dos quatro episódios de série especial que comemora os 80 anos do cantor, compositor e instrumentista pernambucano Dominguinhos, que nasceu em 12 de fevereiro de 1941, em Garanhuns (PE), e morreu em São Paulo em 23 de julho de 2013, aos 72 anos.

Além de Yamandu Costa, outros músicos também lembraram no programa as experiências que tiveram com Dominguinhos, como Liv Moraes – filha do compositor -, Flavinho Lima, Anastácia, Mariana Aydar, Elba Ramalho, Chico César, Flávio José e Mestrinho.

Entre as músicas ouvidas no programa estão Contrato de Separação, Sanfona Sentida, Carece de Explicação, De Volta Pro Aconchego, Xote da Gameleira e Quem Me Levará Sou Eu.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.