Pavão, de Chriss Cass, é um dos trabalhos feitos no primeiro semestre pelos alunos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Alunos do Departamento de Artes Plásticas expõem obras feitas nas aulas

Espaço das Artes recebe mostra de trabalhos feitos por estudantes durante o primeiro semestre de 2019

[Sassy_Social_Share]

dd/mm/aaaa

Texto: Pedro Ezequiel
Arte: Beatriz Abdalla

Pinturas, fotografias, instalações, esculturas e performances estão em cartaz no Espaço das Artes (EdA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Cidade Universitária. A exposição Laboratório do Semestre 2019 vai até o dia 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas. Todos os trabalhos apresentados são de autoria de alunos do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA.

A mostra é organizada de forma coletiva pelos estudantes e está na sua terceira edição. Ela é aberta para a participação de todos os alunos do departamento, mesmo aqueles que entraram no curso neste ano. A organização foi realizada em parceria entre a professora Dora Longo Bahia e o professor Mario Ramiro. Nesta edição do evento, eles contaram com as participações da professora Lucia Koch e do professor Clayton Policarpo na organização e produção.

“A vinda do Espaço das Artes para a ECA foi para nós a oportunidade de colocar em prática algo tão importante quanto a concepção e produção do trabalho de arte, que é a sua apresentação pública”, afirma o professor Ramiro. “Só mesmo num espaço expositivo é possível essa prática tal como ela virá a ocorrer no mundo real. Nela muitos alunos têm a primeira oportunidade na vida de tornar seu trabalho pessoal uma experiência pública.”

Na atual exposição, há trabalhos de alunos que irão se formar ao final deste ano, o que serve como uma espécie de teste para eles, explica o professor Ramiro. “Esta é uma prática fundamental na formação dos alunos, que precisam entender como seu trabalho ‘funciona’ em um conjunto maior. Seria como um músico que faz parte de uma orquestra.”

A mostra é uma prática fundamental na formação dos alunos, que precisam entender como seu trabalho 'funciona' em um conjunto maior. É como um músico que faz parte de uma orquestra.

Ao entrar no Espaço das Artes, já é possível ver a instalação Naricema, de Alex Avelino. Dentro de um ambiente de vidro, objetos utilizados no cotidiano – como fósforos e cotonetes – são postos em cima de bancadas. Mas nenhum deles é nomeado da maneira popular. A descrição explica de forma técnica as definições dos objetos e suas respectivas funções. Na entrada ainda há um objeto interativo, intitulado Líbera, do Coletivo Bruthale!. Dentro de um labirinto, colocado sobre uma caixa preta, uma bola de ping-pong se movimenta conforme as pessoas falam próximas a dois microfones instalados nos dois lados da caixa.

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Naricema, de Alex Avelino – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Libera, instalação multimídia feita pelo coletivo de alunos Bruthale! – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Já dentro do salão, os visitantes podem acompanhar as inúmeras produções dos alunos em seis ambientes. Narciso, o Cachorro, de Caio Vinícius Bonifácio, ilustra um cão deitado na parede observando seu reflexo no chão. Em outra parede, 50 Anos do AI-5, de Thais Suguiyama, traz um grupo de policiais que, aparentemente, batem em algum manifestante. Eles são cobertos de uma sombra, enquanto o centro do grupo, onde está a vítima, é a luz da tela.

Rodrigo Campos coloca quatro instrumentos no canto da parede, com guitarras e banjos. Fruta Peito é uma instalação de galhos de árvores com frutos pendurados que remetem ao seio. A obra se completa no chão, com pequenas superfícies de cerâmica que lembram gotas, mas, ao mesmo tempo, possuem bicos no meio delas.

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Narciso, o Cachorro, de Caio Bonifácio. – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Obras expostas no Espaço das Artes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Elevando os olhos descobre-se uma figura mística com traços pretos e coloridos com suas asas abertas: Apotheosis, de Thais Reis. Ao lado, Ruth, de autoria conjunta de Júlia Ruiz e Carol Miranda. A figura feminina é composta de diversos materiais, exibindo uma grande variedade de detalhes.

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Desenho com figura mística de Thais Reis – Foto: Cecilia Bastos/USP Imagens

Entrando em um espaço paralelo, a exposição também conta com participação de alunos intercambistas. Erik Kamaletchinov criou o Floral Shoppe. A instalação conta com borboletas, feitas em dobraduras, pousando em dois tecidos diferentes e com fios de algodão dividindo planos e espaços. Na sala há ainda uma série de quadrados de isopor que enchem o chão, o que pede cuidado e delicadeza ao andar por ali. “O trabalho é escorregadio”, avisa a placa no chão. Ao centro, o que parece ser duas pedras grandes e pesadas são, na verdade, almofadas macias estampadas.

Erik Kamaletdinov - Floral Shoppe na Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Floral Shoppe, de Erik Kamaletchinov – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Espaço com isopores no chão e almofadas que lembram rochas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em Futuro do Presente, obra instalada na parede e no chão, Kelly de Oliveira aborda a questão ambiental: troncos de árvores são cortados ao ronco das motosserras. Os tocos que ficam são ocos, vazios. A instalação coloca ao pé da parede, no plano real, as brasas de uma queima de carvão, que vem dos troncos de árvores. Quadros com os troncos sendo devorados pelo fogo estão no alto da parede e reforçam a interpretação.

Kelly de Oliveira - Futuro do Presente - Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Futuro do Presente, de Kelly Oliveira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Crítica também é possível na instalação de Daniele Nascimento. Sem título, mas com frases alarmantes. Dados do genocídio de negros no Brasil são colocados dentro de retratos enfileirados no chão. Intercalando com as frases, há retratos vazios, como é a vida daqueles que perdem parentes e amigos. Quadros colocados de forma torta na parede remetem a uma queda prestes a acontecer.

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Intervenção sem título de Danielle Nascimento – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Vitu usa uma parede para lavar a culpa. Mea Culpa propõe que o visitante se lembre de uma culpa que carrega e escolha uma cor para jogar na parede (obviamente é de maneira figurada). Ao lado das tintas, uma superfície totalmente coberta por uma variação de tinturas sugere as culpas acumuladas de muitas pessoas.

A exposição Laboratório do Semestre 2019 fica em cartaz até 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, no Espaço das Artes (EdA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Praça do Relógio, 160, na Cidade Universitária). Entrada grátis.

Exposição Laboratório dos alunos do departamento de artes plásticas da ECA. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Mea Culpa, do artista Vitu – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

[Sassy_Social_Share]

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.