Concerto na Biblioteca Brasiliana reúne músicos internacionais

Com obras de Johann Sebastian Bach, evento acontece nesta quarta-feira, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana

 10/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, na Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Acontece nesta semana mais uma edição da Série Internacional de Música USP (SIM). Na quarta-feira, dia 12, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, vão se apresentar os violinistas Joelle Perdaens e Alejandro Aldana, sob a regência de William Coelho. O repertório escolhido inclui três obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750): o Concerto para Violino, Cordas e Contínuo em Lá Menor (BVW 1041), o Concerto para Violino, Cordas e Contínuo em Mi Maior (BVW 1042) e o Concerto para Dois Violinos, Cordas e Contínuo em Ré Menor (BVW 1043). 

Joelle Perdaens é uma violinista belga referência no âmbito da música antiga. Vive na Argentina desde 1998. Participa de grupos como The Rare Fruits Council, Café Zimmerman e Orquestra Barroca do Mercosul. Também ministra aulas de música de câmara barroca e violino barroco na Universidade Católica Argentina e na Escuela Superior de Música Manuel de Falla, em Buenos Aires.

Alejandro Aldana – Foto: Divulgação/ Orquestra Jovem Alegro

Alejandro Aldana é um violinista brasileiro-argentino, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo desde 2018. Antes disso, foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 2011 e 2015. Como solista, já se apresentou com várias orquestras do Brasil, da Argentina, da Alemanha e da Itália. É vencedor de prêmios nos seguintes concursos internacionais: El Sonido y el Tiempo, Concorso Internazionale F. Zadra e Northland Music Collaege Violin Competition.

William Coelho – Foto: Divulgação/ Auditório Ibirapuera

William Coelho tem mestrado em Etnomusicologia, com foco na música da congada de São Benedito, da cidade de Cunha, no interior de São Paulo. Seu doutorado contemplou o estudo de várias versões de manuscritos da Sinfonia nº 5 de Beethoven.

A Série Internacional de Música USP é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e com a Biblioteca Mindlin, com curadoria do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores da ECA.

O concerto da Série Internacional de Música USP (SIM) acontece nesta quarta-feira, dia 12, às 12h30, na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, na Cidade Universitária, em São Paulo).  Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas na página da Série Internacional de Música da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.