A USP Filarmônica está ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP - Foto: Divulgação

USP Filarmônica volta aos palcos nesta semana

Orquestra se apresenta nesta terça-feira, às 20 horas, em Ribeirão Preto, e na quarta-feira, também às 20 horas, em São Carlos

 24/04/2023 - Publicado há 12 meses

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

Nesta semana, a USP Filarmônica volta aos palcos para apresentar dois concertos. As apresentações acontecem nesta terça-feira, dia 25, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), e nesta quarta-feira, dia 26, também às 20 horas, na Paróquia São Sebastião, em São Carlos (SP). As exibições fazem parte da série Concertos USP, uma iniciativa do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que mantém a USP Filarmônica.

As duas exibições terão o mesmo repertório. Sob regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a orquestra vai executar a Abertura Clássica, do compositor ribeirão-pretano Rafael Fortaleza, a Sinfonia nº 86, do austríaco Joseph Haydn, que faz parte das Sinfonias de Paris, compostas em 1785 e 1786, e o Concerto Número 1, do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco, criada em 1939 e considerada uma das obras sinfônicas para violão e orquestra mais importantes do século 20. O solista convidado será o violonista Gustavo Silveira Costa, professor do Departamento de Música da FFCLRP.

A série Concertos USP conta com apoio dos Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e em São Carlos e das Prefeituras dessas cidades.

Os concertos da USP Filarmônica acontecem nesta terça-feira, dia 25, às 20 horas, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro, Ribeirão Preto), e na Paróquia São Sebastião (Avenida Dr. Carlos Botelho, 2.371, centro, São Carlos). Entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos antes.

Concerto comemorou 15 anos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

O xote Yara, do compositor carioca Anacleto Augusto de Medeiros (1866-1907) – filho de uma ex-escravizada e do maestro fundador da banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro -, foi uma das obras apresentadas pela USP Filarmônica no concerto que comemorou os 15 anos de fundação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, realizado no dia 4 de abril no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Composto em 1895, o xote ganhou letra de Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), com o título Rasga Coração, e se tornou tão famoso que foi citado por Heitor Villa-Lobos no seu Choros Número 10. O arranjo e a orquestração de Yara foram feitos pelo professor Rubens Russomano Ricciardi, maestro titular da USP Filarmônica, que também regeu o concerto. 

Ouça no link abaixo o xote Yara, de Anacleto Augusto de Medeiros, interpretado pela USP Filarmônica.

No mesmo concerto, a USP Filarmônica apresentou outras obras do repertório nacional tradicional. Entre elas estão três canções populares da primeira metade do século 20, de autoria desconhecida: Rosa AmarelaO Bastão e Estrela é Lua Nova, esta um canto de fetiche da macumba. A versão executada pela orquestra tem pesquisa e arranjos assinados por Heitor VIlla-Lobos e orquestração de Olivier Toni e Rubens Russomanno Ricciardi. Ouça no link abaixo.

Ouça no link abaixo as canções populares Rosa AmarelaO Bastão e Estrela é Lua Nova, anônimos brasileiros da primeira metade do século 20, interpretado pela USP Filarmônica.

No concerto em comemoração dos 15 anos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, a USP Filarmônica executou também um dos grandes clássicos nacionais, Carinhoso, de Pixinguinha, com orquestração de Ricciardi. Ouça abaixo.

Ouça no link abaixo o clássico Carinhoso, de Pixinguinha, interpretado pela USP Filarmônica.