Conceição Evaristo assume cátedra da USP no dia 5, segunda-feira

Escritora mineira vai expor seu programa de trabalho à frente da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

02/09/2022 - Publicado há 2 anos
A escritora mineira Conceição Evaristo – Foto: Reprodução/Instagram

N dia 5, segunda-feira, às 14h30, a escritora Conceição Evaristo vai tomar posse como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da USP. Na ocasião, a escritora vai apresentar o programa de atividades da cátedra sob sua gestão, que está fundado no conceito de “escrevivência” – a escrita baseada na vivência -, cunhado por ela mesma. Oficialmente, Conceição está à frente da cátedra desde junho, quando substituiu o antropólogo Néstor García Canclini. A cerimônia de posse será transmitida ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

“Eu projeto uma literatura que está intimamente ligada a uma vivência, a uma existência”, disse Conceição em entrevista ao Jornal da USP, publicada em maio passado (leia aqui), explicando o conceito de “escrevivência”. Isso, segundo ela, pode gerar conclusões de que tudo que escreve ela vive, mas Conceição afirma veementemente que não. “Não é uma vivência particularizada. Em vários textos, as experiências das personagens podem se confundir com as experiências da escritora ou da narradora”, completa.

“Escrevivência”, para Conceição Evaristo, é um conceito de escrita que ficcionaliza a experiência de um sujeito que está profundamente ligado à coletividade. “Nesse sentido, “escrevivência” não é uma escrita de si, não é uma autoficção; é um texto que não se esgota em um sujeito particularizado, e sim um texto que se esgota e se confunde com um sujeito coletivo”, reitera. Ainda sobre o conceito, que chama de suporte para se ler e para se produzir uma literatura, ela afirma que o núcleo dessa ideia é pautado pela experiência de mulheres negras, tanto na contemporaneidade como no processo histórico. Ou seja, é sobre as mulheres negras escravizadas que eram obrigadas a contar histórias para adormecer a casa-grande, em contraponto à situação atual, na qual a autoria de mulheres negras “não é mais para adormecer os da casa-grande, mas sim para incomodá-los em seus sonos injustos”.

+ Mais

Cátedra da USP recebe as “escrevivências” de Conceição Evaristo

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da USP é mantida graças a uma parceria entre o IEA e o Instituto Itaú Cultural.

A cerimônia de posse da escritora Conceição Evaristo como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência será realizada no dia 5 de setembro, segunda-feira, às 14h30, com transmissão ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), (11) 3091-1678.