Cinema da USP seleciona filmes para “encantar” os espectadores

Em cartaz até 8 de abril, mostra “Para Gostar de Cinema” traz 16 produções de diferentes gêneros e origens

 23/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Banner da mostra do Cinema da USP Paulo Emilio atualmente em cartaz - Foto: Reprodução/Cinusp

O Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) apresenta sua nova mostra, Para Gostar de Cinema, que começou no dia 20 passado e se estende até 8 de abril. Essa é uma mostra tradicional do Cinusp, realizada desde 2003, que foi interrompida durante alguns anos, mas retomada em 2020. A proposta é apresentar filmes essenciais do cinema mundial, com o objetivo de estimular os espectadores a gostar da sétima arte.

Os 16 filmes selecionados não se conectam por semelhanças de enredo ou outra característica. É o seu potencial de encantar e arrebatar os espectadores com suas diferentes histórias que os une, segundo uma das curadoras da mostra, Victória Okubo.

Uma das obras a serem exibidas é a ficção chinesa Herói (2002), de Zhang Yimou, que aborda a prática das artes marciais na China antiga. O filme narra, em diferentes versões, a história do guerreiro Sem Nome, que derrotou três inimigos do imperador da província de Qin. O foco do longa não é só a luta, mas também a batalha entre as diferentes narrativas para a construção da identidade do país.

Outra atração da mostra é Um Corpo que Cai (1958), obra-prima de Alfred Hitchcock. O filme de suspense acompanha um detetive aposentado que desenvolveu fobia de alturas após um incidente durante uma investigação.

De outro diretor consagrado, Martin Scorsese, a mostra traz Os Bons Companheiros (1990), que conta a história do mafioso Henry Hill.

De acordo com a curadora Victória Okubo, a prioridade na seleção dos filmes “foi trazer ‘portas de entrada’ para diferentes nichos do cinema”. A curadora cita o longa-metragem Touki Bouki (1973), de Djibril Diop Mambéty, para exemplificar esse objetivo. O “grande clássico do cinema africano” conta as frustrações e sonhos de um casal que deseja migrar do Senegal para Paris. O diretor crítica a África pós-colonial enquanto expõe as dificuldades da trajetória, as idealizações e as desilusões dos personagens.

Jeanne Dielman (1975), da belga Chantal Akerman, também integra a mostra. O filme foi eleito o melhor da história pela revista britânica Sight and Sound, em 2022. Esse drama intimista segue a rotina repetitiva de uma mãe viúva, que também é prostituta, por três dias. A banalidade e o enfado das ações da protagonista preenchem o longa-metragem em suas três horas de duração. 

O único documentário da mostra, Paris is Burning (1990), é um mergulho na cultura drag queen nova iorquina da década de 1980. A diretora Jennie Livingston faz um retrato da comunidade LGBTQIAP+ através de bailes e competições de vogue, um estilo de dança. Os próprios integrantes da comunidade ganham voz e falam em entrevistas que denunciam a homofobia, a transfobia e o racismo enfrentados por eles.

O filme mais recente de Jordan Peele, Não! Não Olhe (2022), também será exibido em Para Gostar de Cinema. No interior da Califórnia, nos Estados Unidos, dois irmãos donos de um rancho de cavalos começam a presenciar eventos bizarros que rompem seu cotidiano pacífico. A trama mistura terror, faroeste e ficção científica ao incluir ainda elementos alienígenas na história.

A participação nacional na mostra fica a cargo de Eles Não Usam Black-Tie (1981), inspirado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, um dos protagonistas do filme. O diretor Leon Hirszman cria um microcosmo da vida operária brasileira a partir da militância sindical do patriarca de uma família pobre em São Paulo. A trama acompanha os reflexos do ativismo político na dinâmica familiar.

Outro filme latino-americano a ser exibido é Amores Brutos (2000), o primeiro do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. Amor, perda, lealdade, traição, vingança, arrependimento e esperança são alguns dos temas que atravessam a história, na qual três personagens têm suas vidas cruzadas após um acidente automobilístico. Cães, que aparecem no título original (Amores Perros), são personagens importantes da trama e estão inseridos em contextos violentos, como rinhas.

A Segunda Guerra Mundial é palco do soviético Vá e Veja (1985), de Elem Klimov. No drama, os espectadores são confrontados com as aflições de um jovem bielorrusso que integra o movimento de resistência ao nazismo, contra a vontade de sua mãe. O enredo acompanha sua sobrevivência em meio ao horror e à destruição depois de retornar para casa e não encontrar sua família.

O gênero trash também está presente na mostra. Em Fome Animal (1992), de Peter Jackson, o horror gráfico e a comédia preenchem a tela. Com cenas grotescas, o filme conta a história da família excêntrica do personagem Lionel e de sua tentativa de impedir que sua mãe, mordida por um macaco raivoso, espalhe a doença para outras pessoas.

O coreógrafo Bob Fosse dirige All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979), que possui traços autobiográficos. Fosse está em um ponto crítico de sua vida no musical: à beira da morte, personificada pela atriz Jessica Lange. O modo de trabalho do diretor e a forma como ele o percebia são desenvolvidos ao longo do filme, que expõe seu perfeccionismo e sua obsessão pelo fazer artístico.

Um casamento em ruínas pode ser investigado no terror surrealista Possessão (1981), de Andrzej Żuławski. O filme polonês explora a agonia enfrentada pelo casal e a progressiva loucura da esposa após um pedido de divórcio. 

Uma Mulher Sob Influência (1974), de John Cassavetes, “um dos filmes mais aclamados do cinema independente norte-americano”, de acordo com Victória Okubo, será exibido  com o curta-metragem de Jonas Mekas Canções de Avignon (1998). Este é uma colagem de vídeos caseiros feitos pelo diretor em Avignon, na França, acompanhada de uma reflexão existencialista.

O Cinusp vai promover uma “batalha de animação” para decidir qual filme será exibido no dia 30 de março, às 16 horas. O público escolherá entre The End of Evangelion (1997), de Hideaki Anno e Kazuya Tsurumaki, e Fuga das Galinhas (2000), de Nick Park e Peter Lord. O primeiro é um final alternativo ao anime japonês de ficção científica Neon Genesis Evangelion e o segundo, uma comédia feita com a técnica stop-motion sobre a tentativa de galinhas de se libertarem de uma granja. A decisão da batalha será feita pelo perfil do Cinusp no Instagram.

No dia seguinte, 31 de março, haverá um quiz com os espectadores para que eles testem seus conhecimentos sobre cinema e ganhem prêmios. Victória adianta que os vencedores da dinâmica poderão escolher um filme para ser exibido pelo Cinusp.

A mostra Para Gostar de Cinema, do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), está em cartaz até 8 de abril, de segunda a sexta-feira, com sessões às 16 e às 19 horas, nas salas do Cinusp no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, região central de São Paulo). Entrada grátis. Mais informações e a programação completa da mostra estão disponíveis no site do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.