A 12ª edição de Novíssimo Cinema Brasileiro, mostra mais tradicional do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), ocupa as salas da Cidade Universitária e do Centro MariAntonia da USP entre esta segunda-feira, dia 26, até 15 de setembro. Anualmente exibida no começo do ano letivo, a mostra de 2024 será apresentada fora de época para acolher a pré-estreia do filme Lista de Desejos Para Superagüi, curtas-metragens do Festival Mosaico e o lançamento do livro No Rastro dos Encontros Perdidos, que reúne análises de diferentes pesquisadores sobre a história dessa mostra. Ao longo das três semanas de programações gratuitas, o espectador poderá acompanhar debates com convidados especiais, como o funkeiro DJ K, estrela do documentário em cartaz Terror Mandelão. No total, serão exibidas 15 produções lançadas recentemente. A entrada é grátis.
Além da pré-estreia de Lista de Desejos Para Superagüi e do debate com seu diretor, Pedro Giongo, nesta quinta-feira, dia 29, a primeira semana da edição tem atrações para agradar públicos diversos. Entre essas atrações estão a animação Bizarros Peixes das Fossas Abissais e Nosso Sonho, cinebiografia musical da dupla Claudinho & Buchecha, que está em cartaz há quase um ano desde o seu lançamento. Nesta terça-feira, dia 27, um dos filmes exibidos será A Paixão Segundo G.H., adaptação do livro de Clarice Lispector, seguido de debate com a pesquisadora Mariana Borrasca Ferreira, que estuda a obra da autora. Será nesta semana também a primeira exibição em 35 mm de Retratos Fantasmas, o filme de Kleber Mendonça Filho que representou o Brasil no Oscar 2024.
Os destaques da segunda semana acontecem na quarta-feira, dia 4: às 16h, começa a sessão de curtas universitários exibidos em parceria com o Festival Mosaico, organizado por estudantes de cinema. Às 19h, DJ K e o diretor Felipe Larozza estarão no Cinusp para assistir e debater o documentário Terror Mandelão, que acompanha dois anos do trabalho do funkeiro com MC Zero nos bailes funks de São Paulo. Na programação da semana, também serão exibidos os longas Sem Coração, Propriedade e Leme do Destino, com destaque para Pedágio, sucesso da cineasta Carolina Markowicz.
A segunda sessão de curtas do Festival Mosaico acontece na segunda-feira, dia 9. Às 19 horas de terça-feira, dia 10, será exibido Paixão Sinistra, sobre a entrada do protagonista no esquadrão da morte para a substituição de seu pai, chefe do grupo. A equipe que produziu o filme estará na sessão para um debate. Também haverá debate na quinta-feira, dia 12, desta vez sobre o longa Samuel e a Luz, na presença de Vinícius Girnys, diretor do filme, que fala sobre o turismo na comunidade caiçara de Ponta Negra (RJ).
O lançamento do livro sobre a mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, intitulado No Rastro dos Encontros Perdidos, acontecerá na sexta-feira, dia 13, após a exibição de O Marinheiro das Montanhas, o diário de viagem de Karim Aïnouz (diretor de Motel Destino) em sua primeira ida à Argélia, terra natal de seu pai.
A mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, do Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp), ocorre de 26 de agosto a 15 de setembro, na Sala Paulo Emilio (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h) e na sala MariAntonia (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo), aos sábados e domingos, às 16h e às 18h. Entrada grátis. A programação completa da mostra e mais informações estão disponíveis no site do Cinusp.