Cartaz da nova mostra do Cinema da USP – Foto: Divulgação/Cinusp

Cinema da USP exibe a 9ª Mostra de Animação

De 18 de julho a 5 de agosto, evento vai apresentar curtas e longas-metragens de diferentes países e gêneros

18/07/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Rebeca Fonseca

Entre 18 de julho e 5 de agosto, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) apresenta a nova edição da já tradicional Mostra de Animação, evento que apresenta curtas e longas-metragens de diversos gêneros, produzidos em diferentes países e épocas, em formato de animação. Gratuitas, as sessões são abertas a todos os interessados e acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, na sala do Cinusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo.

“O público poderá conferir diferentes técnicas de animação, a partir da perspectiva de diretores de diversos países, com referências múltiplas, produções criativas e lúdicas, universos coloridos e contagiantes”, de acordo com texto divulgado no site do Cinusp. “Com especial atenção às férias escolares, algumas das sessões serão exibidas em versões dubladas, expandindo o acesso ao público mais jovem.”

Entre os filmes a serem apresentados na mostra está o brasileiro Historietas Assombradas – o Filme, que inclui elementos do terror ambientado num universo fantástico. Baseado numa animação para TV, a produção venceu, em 2018, o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, como melhor animação.

Dos mesmos criadores de Homem-Aranha no Aranhaverso, a animação estadunidense A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas apresenta uma viagem em família com um desenrolar catastrófico, segundo sinopse do Cinusp.

A Casa do Lobo é uma coprodução chilena e alemã, filmada em stop motion e com uma técnica que simula um filme restaurado, remetendo ao período da ditadura comandada pelo general Augusto Pinochet, que vigorou no Chile de 1973 a 1990.

O clássico estadunidense Gigante de Ferro, o japonês O Serviço de Entregas da Kiki, do estúdio Ghibli, e o britânico Yellow Submarine, inspirado nas músicas dos Beatles, também estão na 9ª Mostra de Animação do Cinusp, entre outras produções.

No dia 5 de agosto, haverá uma sessão especial com o filme Além da Lenda, de Marília Mafé e Marcos França, que será lançado nos cinemas no dia anterior. “O filme expande as histórias contadas na série infantil animada de mesmo nome da TV Brasil e acrescenta ao folclore um livro místico das lendas que só aparece no dia do Saci, e todos os anos os seres fantásticos de outros países tentam roubá-lo.”

9ª Mostra de  Animação do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) acontece entre os dias 18 de julho e 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, na sala do Cinusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. É obrigatório o uso de máscara. A programação completa da mostra e mais informações estão disponíveis no site do Cinusp.