Choro tem origem em ritmos europeus e africanos

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta compositores pioneiros do típico gênero musical brasileiro

 02/03/2021 - Publicado há 3 anos
Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves de Mesquita e Joaquim Antonio Calado Júnior: pioneiros do choro – Imagens de Wikimedia Commons

 

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 28 de fevereiro de 2021, o quarto e último episódio da série que comemora os 15 anos do programa.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Ao aportar no Rio de Janeiro, em 1808, a Família Real portuguesa trouxe para o Brasil instrumentos musicais de origem europeia, como o clarinete, o violão, o bandolim e o cavaquinho, além das músicas de dança de salão praticadas na Europa, como a valsa, a mazurca, a modinha, o xote e a polca. Associando a esses gêneros e instrumentos musicais elementos do lundu – ritmo de origem africana à base de percussão -, surgiu o choro, ritmo tipicamente brasileiro surgido no Rio de Janeiro em meados do século 19.

A origem do choro foi contada pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 28 de fevereiro passado. No programa – o quarto e último episódio da série que comemora os 15 anos de Olhar Brasileiro -, foram ouvidas músicas dos compositores pioneiros do choro, como Henrique Alves de Mesquita, Virgílio Pinto da Silveira, Juca Vale, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Joaquim Antonio Calado Júnior, entre outros.

Criado pelo pesquisador Omar Jubran, Olhar Brasileiro foi transmitido pela primeira vez em fevereiro de 2006 e, desde então, ininterruptamente, vem se dedicando a apresentar a cada semana as melhores expressões da música popular brasileira, sempre com a produção e apresentação de Jubran.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.