Cerrado brasileiro é inspiração para violeiro

Músico Wilson Dias conta suas memórias vividas durante infância no interior de Minas Gerais

 14/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Mucuta, do cantor, compositor e violeiro Wilson Dias. Natural de Olhos D’Água, norte de Minas, Dias compartilha nesta obra suas lembranças da infância vivida no Cerrado. 

“Mucuta” era o nome dado, no interior de Minas Gerais, a uma espécie de sacola de pano com repartições, utilizada para carregar diversos mantimentos, assim como o trabalho de Dias, produção independente que conta com a participação de sua esposa Nilce Gomes e dos filhos Wallace Gomes, Pedro Gomes e Ana Tereza. 

Dias começou carreira em 1997 com Pequenas Histórias, em que o samba era destaque no repertório. Violonista e baixista até então, as violas de seus discos ficavam sob a responsabilidade de Pereira da Viola. Porém em Picuá, disco de 2005, ele assume de vez o instrumento.

Na programação são apresentadas as músicas Ana Tereza, composição inspirada na filha do violeiro, Guizo, Colibri, Minadouro, Mucuta, Bamburral e Cabriola.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.