Cátedra Alfredo Bosi promove dois minicursos gratuitos nesta semana

O legado das mulheres que participaram da Semana de Arte Moderna e história da educação serão os temas debatidos

 03/10/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 11/10/2022 as 12:44
Objetivo dos cursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP é o aprimoramento dos professores do ensino básico no Brasil – Foto: Reprodução/Freepik

 

Nesta semana, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove dois minicursos. O primeiro deles ocorre nesta terça-feira, dia 4, às 19 horas, e terá como tema Mulheres de 1922: o Antes, o Agora e o Depois. O outro minicurso acontece na quinta-feira, dia 6, também às 19 horas, sob o título O Centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Pública. Os dois eventos são gratuitos, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Não é preciso fazer inscrição.

Na efeméride dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, aproveitamos para retomar debates em torno da agência feminina nas transformações sociais ao redor da década de 1920″, destacam as educadoras Ana Paula Magalhães e Marina Costin Fuser, que ministrarão o minicurso desta terça-feira. “Trata-se de um movimento que não descreve uma trajetória linear, e tem suas raízes profundas na ação de mulheres do século 19, bem como implicações para as gerações sucedâneas. Figuras tais como Anita, Tarsila, Antonieta, Georgina, entre outras, são mulheres ligadas pelos fios invisíveis da tradição e da inovação, e atravessadas por uma cultura de resistência criativa, que aqui procuramos recuperar.”

O Centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Pública abordará as comemorações do centenário da independência em 1922 a partir de dois eixos principais: o contexto dos anos 1920 – incluindo a exposição internacional de 1922, o inquérito sobre educação de 1926 e o centenário da lei de 1827 – e o Manifesto dos Pioneiros, a fundação da USP e a Constituinte de 1934.

Os minicursos Mulheres de 1922: “o Antes, o Agora e o Depois” e O centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Públicada Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão realizados respectivamente nesta terça-feira, dia 4, e quinta-feira, dia 6, das 19 horas às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.