Cátedra Alfredo Bosi da USP vai criar licenciatura inédita

Alunos da USP e docentes da rede pública são convidados a participar da elaboração do projeto pedagógico do novo curso

13/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/07/2022 as 11:39
A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências é mais uma contribuição da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP para a formação de professores no Brasil – Foto: Flickr

Em caráter experimental, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP – vai criar a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (LIC), que terá cinco habilitações (Ciências da Natureza, Ciências da Aprendizagem, Ciências da Linguagem/Língua Portuguesa, Matemática/Computação e Ciências Humanas e Sociais).

Para a elaboração do projeto pedagógico da LIC, o grupo de trabalho encarregado da implantação do programa está convidando estudantes da USP (de qualquer curso de graduação) e docentes da rede pública para participar da iniciativa. Os interessados podem se inscrever até 15 de agosto através de formulário disponível na internet (clique aqui).

O currículo da nova licenciatura inclui Formação Geral Transdisciplinar, que fornecerá ampla base cultural; Formação Pedagógica Transversal, para qualificação docente; Formação Específica Interdisciplinar, para cada área de conhecimento; e Formação Autônoma por Projetos, em que cada estudante aprofundará estudos sobre tema de sua escolha. O modelo pedagógico será integrado, modular e flexível, priorizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Serão oferecidas 160 vagas. Estudantes da USP ocuparão metade das vagas e professores da rede pública preencherão a outra metade. “Antes da efetiva adesão à nova licenciatura, participantes poderão se matricular como alunos especiais e, com obtenção de créditos acadêmicos, desempenharão atividades de cocriação”, informa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, em nota divulgada para a imprensa. “A cocriação compreende um processo compartilhado de inovação com foco no engajamento de todos os envolvidos, numa dinâmica em que a inteligência coletiva prevalece na concepção dos cursos e na solução de problemas ao longo do percurso. Os/as participantes nessa etapa terão prioridade para matrícula definitiva e os créditos serão totalmente aproveitados no novo curso.”

Ainda de acordo com a cátedra, o acolhimento de propostas se dará em duas fases: análise do formulário de inscrição e entrevista com docentes da Universidade. Os resultados da primeira etapa serão enviados ao endereço eletrônico do remetente, com a convocação para a entrevista que ocorrerá em data e horário previamente agendados.

Essa iniciativa conta com apoio financeiro do Edital 35/2021 da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e inclui bolsas de residência pedagógica.