Campus de Piracicaba mostra a magia da arte cerâmica

Até 29 de novembro, mostra exibe trabalhos produzidos por ateliês de São Paulo e de outras regiões do Brasil

23/11/2017 - Publicado há 6 anos
Obra em exibição na exposição Ateliês, a Magia da Arte Cerâmica – Foto: Carlos Augusto de Almeida

A cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos antes da era cristã. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Para mostrar essa evolução e apresentar trabalhos inéditos, a Galeria Renato Wagner do Museu Luiz de Queiroz promove até 29 de novembro uma mostra de arte cerâmica que conta com a participação de ateliês de cerâmicas de várias cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados da federação.

A mostra Ateliês, a Magia da Arte Cerâmica, com curadoria de Carlos Augusto de Almeida e Cibele Nakamura, tem como objetivo proporcionar ao público obras executadas por novos talentos que, sob a orientação de renomados mestres ceramistas, despontam para o mundo das artes, interagindo e propondo temas importantes para o conhecimento da população e harmonizando a exibição de peças únicas e inéditas.

A mostra reune as escolas e ateliês do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob orientação da professora Maria Alice Rossi; Studio Cerâmica Maga, sob orientação da professora Magali Ercolin; Ateliê Damassafala, sob orientação da professora Rosani Vieira; Ateliê Patrícia Freitas Cerâmica, sob orientação da professora Patrícia Freitas; e Atelier Darly Pellegrini, sob orientação da professora Darly Pellegrini.

Obras de 30 artistas estão na mostra – Foto: Carlos Augusto de Almeida

.

Mostra está em cartaz no Museu Luiz de Queiroz – Foto: Carlos Augusto de Almeida

.

Além de 30 participantes vinculados a essas escolas e ateliês, a mostra conta com as participações do convidado especial Ivan Yassuda, aluno da professora Malu Serra, de São Paulo, e da artista plástica convidada Virginia Welch, de Piracicaba (SP), que participa do evento com uma mostra de pinturas.

Durante o evento será homenageado o artista ceramista de Piracicaba Dalton Belmudes de Toledo (in memoriam).

Os ceramistas participantes da exposição Ateliês, a Magia da Arte Cerâmica são: Cristina Laurito, Denise Reganati, Denise Serrão, Érika Suzuki, Letícia Fornari,  Raphaela Borba, Sílvia Magalhães, Darly Pellegrini, Lúcia Ribeiro, Luís Salgado, Mônica Alba, Silvana Sil, Soraia Persoli, Suzeli Miranda, Rosani Vieira, Amalia Lerner, Beth Novi, Graça Cascão, Sueli Epstein, Cecília Mazeo Whithaker, Gabriela Fávero Vaughin, Ingrend Guimarães Cornaquini, Francely Catelli, Raquel de Sá, Mônica Girard, Renata del Campo e Cauê Rodrigues.

A exposição Ateliês, a Magia da Arte Cerâmica fica em cartaz até 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Galeria Renato Wagner do Museu Luiz de Queiroz do campus da USP de Piracicaba (Avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba, próximo ao Pavilhão de Engenharia). Entrada grátis. A realização é da Comissão (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Mais informações pelo telefone (19) 3429-4305.

Alicia Nascimento Aguiar, de Piracicaba