Marianne Ramalho, de Bauru
A Fotografia na Palma da Mão é o nome da exposição em cartaz no Centro Cultural do campus da USP de Bauru, que pode ser visitada até esta quinta-feira, dia 28.
A mostra apresenta fotos de 14 expositores, que participaram da oficina com o mesmo nome da exposição ministrada pelo fotógrafo e professor Ricardo Yamada, nos meses de setembro e outubro, como parte das comemorações pelos 90 anos da USP.
A exposição exibe 50 fotos de servidores e alunos da USP e de Ricardo Yamada, com tema livre. Cada participante enviou para a mostra a foto que mais o agradou.
Segundo Yamada, com a popularização da fotografia e o fácil acesso à tecnologia dos celulares, a oficina objetivou desenvolver habilidades básicas de fotografia usando esses dispositivos acessíveis e versáteis. A proposta foi aprimorar a percepção visual e a criatividade dos participantes, ensinando técnicas básicas de composição, iluminação e edição.
“Além da parte técnica, a oficina buscou promover a interação e a troca de conhecimentos entre gerações, incentivando uma colaboração enriquecedora entre alunos e servidores, em que o ambiente criado foi de aprendizado e expressão fotográfica, valorizando a convivência e o compartilhamento de experiências”, acrescenta o fotógrafo.
Com relação ao resultado da oficina, Ricardo Yamada informa que “a descoberta sobre a ferramenta que já tinham em mãos foi muito gratificante, validando a proposta de explorar tanto a técnica quanto a criatividade, além de incentivar a contemplação da natureza e das riquezas ao nosso redor”.
Imagens: Giane Quintela/Centro Cultural do Campus USP de Bauru
O fotógrafo
Ricardo Kenji Yamada, 48 anos, é natural de Duartina (SP). É formado em Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Bauru, e atuou por mais de 20 anos na área de fotografia social em Bauru e região, com experiência também em design, identidade corporativa e gestão em design.
Sua experiência abrange tanto a fotografia social e corporativa quanto o desenvolvimento de material gráfico e produtos personalizados para eventos.
Na área acadêmica, atuou como professor auxiliar do extinto Iesb, de Bauru, ministrando disciplinas de Fotografia, Produção Gráfica e Estágio Supervisionado para alunos do curso de Design. Além disso, realizou diversas oficinas e cursos livres de fotografia, inclusive pelo Senac, onde compartilhou suas práticas e técnicas na área de fotografia.
Além de sua atuação profissional, mantém um projeto pessoal em fotografia autoral, em que explora temas ligados à natureza, suas formas e cores, ampliando sua visão criativa e técnica.
“Procuro a simplicidade no cotidiano, a beleza da natureza com suas formas e cores, o que frequentemente não notamos devido à agitação do dia a dia. Isso, para mim, é meditação, uma reconexão com o momento presente, um convite da natureza para contemplar e compartilhar o amor”, finaliza Yamada.
A exposição A Fotografia na Palma da Mão fica em cartaz até esta quinta-feira, dia 28, no Centro Cultural do campus da USP de Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.