Campus da USP em São Carlos recebe a Festa do Livro

Evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com programação cultural aberta à comunidade

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos

Mais de 35 editoras vão participar da Festa do Livro da USP em São Carlos – Foto: Reprodução/ICMC-USP

A USP em São Carlos anuncia o retorno presencial de um dos eventos mais aguardados do ano: a Festa do Livro da USP (Flusp). Ela chega à sua sétima edição nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10 às 20 horas, no vão livre do prédio E1 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), bem no centro da cidade.

Mais de 35 editoras já confirmaram presença, trazendo milhares de títulos dos mais variados assuntos, com descontos especiais. A Flusp em São Carlos é ainda reconhecida pela programação literária e artística, incluindo apresentações musicais, mesas-redondas e bate-papos com escritores e artistas. O ex-senador Eduardo Suplicy participará da abertura do evento, falando sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse contexto. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Não é preciso fazer inscrição.

A referência temática da Flusp neste ano é o projeto Ciclo22, da USP. A festa definiu como tema Brasilidades, direcionando sua programação de forma a contemplar os quatro marcos definidos pelo Ciclo22 para o Brasil: 1822, 1922, 2022 e 2122.

 

Já estão confirmados doze escritores, cinco apresentações musicais e uma de dança. Refletindo o passado, haverá um bate-papo sobre a história da violência no Brasil, trajetórias negras nunca contadas e o protagonismo das mulheres na Semana de Arte Moderna. Olhando para o presente, o evento trará a evolução dos debates políticos na internet e os sinais de movimentos antidemocráticos, bem como uma mesa-redonda sobre a ameaça aos povos indígenas, à Amazônia e ao ambiente, com  a participação de Daniel Munduruku e Nicodemos Sena. Na área da literatura, um grupo de profissionais de inteligência artificial trará suas experiências e perspectivas sobre essa tecnologia na produção literária e de música, com a presença de uma autora contrabalançando a tecnologia. Está confirmada também a presença do escritor e cartunista Guilherme Infante, que falará sobre o uso de tirinhas na web, quadrinhos e ilustrações como linguagem e formato para a crítica social e o entretenimento.

No último evento presencial, em 2019, houve recorde de vendas, atrações e público. A expectativa da organização é de um evento ainda mais participativo em 2022, uma vez que está sendo bastante aguardado como o primeiro evento presencial após o período crítico da pandemia.

Juliana Mendes, chefe técnica da Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP – Foto: Reprodução/ICMC-USP

“A Flusp vem crescendo ano a ano e se tornando um marco para o campus da USP e para a cidade de São Carlos”, comenta a chefe técnica da Biblioteca do ICMC, Juliana Moraes. “Alguns de seus objetivos são reunir ações de incentivo ao livro e à leitura, proporcionar atividades culturais que expandam as experiências da comunidade universitária e agreguem na formação acadêmica dos seus indivíduos. De forma semelhante, tais objetivos também impactam positivamente os cidadãos são-carlenses.”

A música é outro marco do evento. “Teremos uma linha do tempo das músicas brasileiras, do estilo popular ao erudito, que passará pelo samba, MPB e bossa nova. Está imperdível”, comemora Juliana.

Organizada anualmente pela Editora da USP (Edusp), a Festa do Livro é tradicional também em outras unidades da Universidade por aproximar editoras e leitores. Em São Carlos, é realizada em parceria com as bibliotecas do campus, Centro Cultural, Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e com o apoio da EESC. Neste ano, o evento está sob a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Dias de leitura, música, debates e reflexões

Confira a seguir a programação completa da Festa do Livro da USP em São Carlos

Dia 23 de agosto (terça-feira)

12 horas. Abertura. Convidado: Eduardo Suplicy. Palestra sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse cenário.

13 horas. Apresentação musical: Maria Butcher e André de Souza cantam MPB.

14 horas. Bate-papo com o tema A Política na InternetConvidados: Rodrigo Vianna, autor do livro De Lula a Bolsonaro, publicado pela Kotter Editorial (2022), e Leandro Schenk, autor do livro Os Antidemocratas Anônimos, da Editora Scienza (2022). Mediador: professor Guilherme Sipahi, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

16 horas. Mesa-redonda com o tema Territórios NegrosConvidadas: Isabella Santos (Sampa Negra) e Joana D’Arc (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP).

18 horas. Apresentação musical: Conversa de Botequim apresenta linha do tempo dos compositores do samba.

20 horas. Mesa-redonda nobre com o tema Povos Indígenas, Amazônia e Meio AmbienteConvidados: Daniel Munduruku (escritor e professor da etnia indígena Munduruku, formado em Filosofia, História e Psicologia, autor de 54 livros) e Nicodemos Sena (jornalista e escritor, com vivência entre povos indígenas do Pará e Amazonas). Mediador: professor Ruy Sardinha Lopes, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP.

Dia 24 de agosto (quarta-feira)

12h30. Apresentação artística: Flamenco, Patrimônio Imaterial da Humanidade.

14 horas. Bate-papo com o tema A História da Violência no BrasilConvidado: Reinaldo Lopes, autor  do livro Homo Ferox: As Origens da Violência Humana e o Que Fazer Para Derrotá-la (Editora HarperCollins, 2021).

17 horas. Bate-papo com o tema Mulheres na Semana de Arte ModernaConvidada: Ana Paula Cavalcanti Simioni, autora do livro Mulheres Modernistas: Estratégias de Consagração na Arte Brasileira (Edusp, 2022). Mediadora: professora Amanda Ruggiero, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP.

20 horas. Apresentação musical:  canções de Tom Jobim, com a cantora Luana Liaw, estudante de graduação em Música na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, acompanhada pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi (piano) e pelos bolsistas da USP Filarmônica Alexandre Girio (contrabaixo) e Matheus Luís de Andrade (percussão).

Dia 25 de agosto (quinta-feira)

12h30. Apresentação musical: Coral USP São Carlos canta música brasileira.

14 horas. Mesa-redonda: A Inteligência Artificial Vai Escrever Literatura e Música?. Convidados: Felipe Iszlaji, Carolinne Pinheiro (pesquisadores e profissionais em inteligência artificial) e Ana Lis Soares, jornalista e escritora, autora do livro Domingo (Editora Instante, 2021).

16 horas. Bate-papo com o tema Tirinhas, Quadrinhos e Ilustrações: Crítica e Entretenimento no Papel e na WebConvidados: Guilherme Infante (escritor e cartunista, criador do personagem “O Capirotinho” e autor de Manifesto Proletário), Shun Izumi (ilustrador, animador, quadrinista e designer de personagem, autor de Sonhonauta, da Editora Conrad) e Talles Rodrigues (jornalista, ilustrador e quadrinista, autor de Cortabundas e Mayara & Annabelle, da Editora Conrad).

18 horas. Apresentação musical: Quarteto Brasileiro, com Paulo Aggio (guitarra), Gabi Milino (vocal), Tinho Pereira (baixo) e Alan Ramos (bateria). O repertório é um passeio pela música popular brasileira, com diversos compositores, intérpretes e estilos.

Foto: Reprodução/ICMC-USP

A Festa do Livro da USP (Flusp) acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10 às 20 horas, no vão livre do prédio E1 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP (Avenida Trabalhador são-carlense, 400, centro, em São Carlos). Todas as atividades são grátis e abertas ao público em geral. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do evento (clique aqui).

Raquel Vieira, de São Carlos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.