Campus da USP em Bauru apresenta exposição de arte

Até 4 de abril, mostra exibe 18 obras de alunos do Atelier Zaniratto, de Bauru

Por - Editorias: Cultura
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Obras expostas no campus de Bauru: Mosaico, de Maria Cristina Zimmermann, Palhaço, de Telma Regina Terciotti, Floral, de Rosana Fraga, O Laço, de Noêmia Lúcia de Demoro, e Ternura e Amor de Mãe, de Vera Lúcia Lorena – Foto: Giane Quintela

Traços e Toques de Talentos é o nome da primeira exposição de 2018 do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), que foi aberta no dia 12 de março, no Centro Cultural do campus.

A mostra exibe 18 quadros na técnica de óleo sobre tela e técnica mista e um mosaico sobre madeira.

Maria Cristina Zimmermann, que expõe obra na mostra em Bauru – Foto: Giane Quintela

Os trabalhos são de 19 alunos do Atelier Zaniratto, coordenado pelas professoras Angela Maria Zaniratto e Rosa Maria Zaniratto.

A professora Angela Zaniratto considera importante ter esse espaço cultural na USP para valorizar os seus alunos talentosos, que gostam muito de pintar e isso serve de incentivo para a cultura e a arte, em especial por valorizar a produção artística de Bauru.

Com relação à técnica dos trabalhos expostos, a professora afirma que foi utilizado um material de arte contemporânea, adaptado ao gosto e estilo de pintura figurativa e clássica, que é a preferência da maioria dos alunos do ateliê.

Angela Maria Zaniratto é formada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas na Unesp de Bauru e já fez quatro exposições individuais, uma coletânea em dupla e duas coletivas na USP em Bauru.

Palhaço, de Telma Regina Terciotti, e Índia, de Iara Maria de Oliveira – Fotos: Giane Quintela

Após um treinamento em didática da pintura, no centro de treinamento da Acrilex, cuja fábrica fica em São Bernardo, Rosa Maria Zaniratto iniciou as atividades artísticas em 1975, na cidade de Presidente Venceslau (SP). Em 1981 mudou-se para Bauru, onde ministra aulas desde então.

Da fonoaudiologia para a pintura

A aluna e expositora Maria Cristina Zimmermann trabalhou como fonoaudióloga durante 36 anos no Setor de Fonoaudiologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, em Bauru.

Canecas, de Ricarte Alvares Matias, e A Rosa, de Cidinha Gazeta – Fotos: Giane Quintela

Maria Cristina está aposentada há dois anos e há um ano e meio participa do Atelier Zaniratto. Na exposição, ela exibe uma mandala de mosaico.

Noêmia Lúcia de Demoro, uma das expositoras – Foto: Giane Quintela

“Sempre prestigiei as exposições artísticas da USP e sempre tive vontade de fazer trabalhos artísticos, mas achava que não tinha habilidade e também tinha pouco tempo para isso. Com a aposentadoria e o incentivo da professora Angela Zaniratto, pude desenvolver essa atividade que é muito prazerosa e relaxante para mim. Além disso, estou contente em expor o meu trabalho na USP.”

Os 19 alunos expositores são: Cidinha Gazeta, Cirlene Pereira Barbosa, Dirce de Souza Santos, Elizabete Lamkowski de Carvalho, Helena Maria Sebastião Ferreira, Iara Maria de Oliveira, Juliza dos Anjos Bragato, Maria Aparecida Godoi B. Silva, Maria Cristina Zimmermann, Maria de Fátima Azenha, Natividade Lopes Janser, Noêmia Lúcia de Demoro, Ricarte Alvares Matias, Rita de Cássia Mota Franco, Rosana Pernanchine Fraga, Tainara dos Santos Aquino, Telma Regina Gomes Terciotti, Vanessa Muniz de Jesus e Vera Lúcia Martins Lorena.

As expositoras da mostra Traços e Toques de Talentos, no campus de Bauru – Foto: Francisco Peres

A exposição Traços e Toques de Talentos está aberta à visitação pública até o dia 4 de abril, na recepção do Centro Cultural do campus da USP em Bauru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O campus da USP se localiza na quadra 9 da Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, na Vila Universitária, em Bauru (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394.

Marianne Ramalho, de Bauru

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados