Campi da USP realizam a Semana de Arte e Cultura

Apresentações de teatro, filmes e dança estão entre as atividades previstas no evento, que acontece de 26 a 30 de setembro

23/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 26/09/2022 as 12:54
Apresentação de música em uma das edições anteriores da Semana de Arte e Cultura da USP: neste ano, evento oferece mais de 100 atividades gratuitas em sete áreas da cultura – Foto: Reprodução

A Semana de Arte e Cultura da USP, que acontece de 26 a 30 de setembro em várias unidades da Universidade, vai oferecer 120 atividades em sete áreas da cultura – artes visuais, cinema e vídeo, dança, esporte, literatura, música e teatro -, incluindo uma programação educativa. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em parceria com as unidades que sediam as atividades. A programação completa da Semana de Arte e Cultura da USP está disponível neste link.

Como se vê na programação, serão oferecidas 33 atividades na área da música. Entre elas estão um concerto da Camerata Octo+, de São Carlos (dia 29, quinta-feira, às 19 horas, no Instituto de Física de São Carlos), e a apresentação de A Marcha Rancho Não Pode Parar (dia 29, quinta-feira, às 19h30, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), em que serão exibidas 25 canções do gênero marcha rancho.

Em artes visuais, haverá 25 atividades, como a exposição fotográfica Foto em Cena (de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Prefeitura do campus de Ribeirão Preto), que traz fotografias de shows realizados naquele campus feitas pelo fotógrafo Carlos Arantes, e o evento Que Tal Uma Pausa Para a Arte! (dia 26, segunda-feira, às 12 horas, na Escola de Engenharia de Lorena), que apresentará espetáculos de música e dança, lançamento de livros e exposição de arte, com participação de alunos, funcionários e professores daquele campus.

Entre as dez atividades de dança previstas na Semana de Arte e Cultura da USP estão Dança Contemporânea (dia 29, quinta-feira, às 12h45, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em Pirassununga), que exibirá o Ballet Theatre Thais Nogueira, de Pirassununga, e Danças Circulares na Contemporaneidade (dia 27, terça-feira, às 18 horas, no Instituto de Psicologia), em que serão apresentadas as danças circulares, aquelas que são ensinadas no local e não exigem experiência prévia.

Na área de cinema e vídeo, estão previstas sete atividades, como a Mostra de Documentários (dia 27, terça-feira, às 14 horas, na Escola de Comunicações e Artes/ ECA) – uma seleção de trabalhos audiovisuais de alunos da ECA – e as Sessões Especiais de Cinema (de segunda a sexta-feira, às 14 horas, no Cinema da USP Paulo Emílio, o Cinusp), que exibirá filmes recentes produzidos por professores e alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA.

A dança está entre as atividades previstas na Semana de Arte e Cultura da USP – Foto: Reprodução

Já na área de teatro, serão nove atividades. Uma delas é o Workshop de Teatro (dia 26, segunda-feira, às 12 horas, na Prefeitura do campus da USP de Ribeirão Preto), que mostrará exercícios e práticas realizadas no Teatro da USP (Tusp). Outra atividade é a Oficina de Teatro do Oprimido com Comunicação Não Violenta (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, dia 30, sexta-feira, às 12h30).

Em literatura, estão previstos, por exemplo, debates e oficinas na Semana de Arte e Cultura da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (de 26 a 30, a partir das 12 horas).

Apresentação de capoeira e uma junção de esporte e dança são os dois eventos na área do esporte que a Semana de Arte e Cultura da USP vai oferecer. A primeira ocorre no dia 30, às 12h40, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em Pirassununga, e a segunda acontece no dia 28, às 13 horas, na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto.

O Que a Mágica Nos Ensina Sobre a Imagem? (dia 29, quinta-feira, às 17 horas, na Escola de Comunicações e Artes), Violência Contra a Mulher Durante a Amamentação: Rompendo a Invisibilidade (de 26 a 30, às 11 horas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades) e Universidade e Movimentos Estudantis na Defesa da Democracia: Hoje e Sempre (dia 26, segunda-feira, às 16 horas, no Instituto de Psicologia) são três dos 27 eventos previstos na programação educativa da Semana de Arte e Cultura da USP.

Foto: Reprodução

A Semana de Arte e Cultura da USP acontece de 26 a 30 de setembro nos campi da Universidade em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Todas as atividades são grátis. A programação completa do evento está disponível neste link (clique aqui).