Boletins da Rádio USP trazem análises sobre a Semana de 22

Especialistas da USP falam sobre o principal marco do Modernismo no Brasil

 11/02/2022 - Publicado há 2 anos
A Semana de Arte Moderna de 1922 é tema de série inédita de boletins da Rádio USP – Foto: Reprodução – Fotomontagem Jornal da USP

 

+ Mais

Rádio USP celebra os cem anos da Semana de Arte Moderna

Desde 10 de janeiro, a Rádio USP (93,7 MHz) apresenta diariamente os boletins Rádio USP no Centenário da Semana de 22, como já mostrou o Jornal da USP, que no dia 1º passado publicou os áudios levados ao ar entre 10 e 28 de janeiro (clique aqui para ouvir). Neles, a emissora traz entrevistas com especialistas da USP e dá informações sobre livros, exposições e demais eventos relacionados com o centenário do principal marco do Modernismo no Brasil.

A seguir, o Jornal da USP publica os boletins transmitidos entre 31 de janeiro e 11 de fevereiro de 2022.

 

RÁDIO USP NO CENTENÁRIO DA SEMANA DE 22

Semana rompeu com tradições culturais e correntes literárias

A Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida por romper tradições com as tradições culturais associadas às correntes literárias anteriores, como o parnasianismo. Entrevista com o professor Ivan Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Boletim exibido em 31 de janeiro de 2022

“Não foi uma semana exclusivamente paulista”

Diferentemente do que normalmente se pensa, a Semana de Arte Moderna de 1922 não foi um evento exclusivamente paulista e regional. Havia artistas e intelectuais de outros Estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entrevista com o professor Ivan Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Boletim exibido em 1º de fevereiro de 2022

Revistas e manifestos foram desdobramentos da Semana

A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, foram criados revistas, manifestos e movimentos artísticos que introduziram experimentações estéticas inovadoras. Entrevista com o professor Ivan Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Boletim exibido em 2 de fevereiro de 2022

Movimento modernista durou até os anos 60 e teve três fases

Com início na Semana de Arte Moderna de 1922, o Modernismo no Brasil durou até os anos 60, dividiu-se em três fases, teve diferentes características e produziu várias obras. Entrevista com o professor Ivan Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Boletim exibido em 3 de fevereiro de 2022

Projeto 3 x 22 inclui pesquisas sobre a Semana de 22

Criado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, o projeto 3 x 22 está voltado para a promoção de pesquisas e eventos sobre o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e os desafios da contemporaneidade. Entrevista com o professor Alexandre Sae, coordenador do projeto 3 x 22.

Boletim exibido em 4 de fevereiro de 2022

CDs recuperam as músicas exibidas na Semana de 22

Produzidos graças a uma parceria entre a USP e o Sesc, o conjunto de quatro CDs intitulado Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna reúne as composições apresentadas durante o evento que marca o início do Modernismo no Brasil. Entrevista com a professora Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Boletim exibido em 7 de fevereiro de 2022

CDs Toda Semana incluem poemas e conferências

Conferências e poemas proferidos durante a Semana de Arte Moderna de 1922 também fazem parte do conjunto de quatro CDs intitulado Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna, que traz as composições apresentadas durante o evento. Entrevista com a professora Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Boletim exibido em 8 de fevereiro de 2022

Exposição exibe obras relacionadas com a Semana de 22

Em cartaz até 26 de fevereiro no Centro Cultural dos Correios, em São Paulo, a exposição Semana de 22 – Diálogos 100Tenários apresenta 50 obras do artista Edgard Santo Moretti que fazem referência à Semana de Arte Moderna de 1922. Entrevista com o artista Edgard Santo Moretti.

Boletim exibido em 9 de fevereiro de 2022

Textos da época da Semana são lançados em livro

Organizado pela professora Maria Eugenia Boaventura, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o livro 22 por 22 – A Semana de Arte Moderna Vista pelos Seus Contemporâneos é uma coletânea de textos publicados originalmente em jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro ao longo de 1922.

Boletim exibido em 10 de fevereiro de 2022

MAC expõe Projetos para Um Cotidiano Moderno no Brasil

Até 24 de junho, está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, no Ibirapuera, a exposição Projetos para Um Cotidiano Moderno no Brasil: 1920-1960. A mostra apresenta um conjunto de obras representativas da circulação da linguagem moderna no Brasil.

Boletim exibido em 11 de fevereiro de 2022

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.