Banner de divulgação do evento – Foto: Reprodução/Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats

Bloomsday 2022 terá programação especial na USP

Iniciativa da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats celebra o centenário de Ulysses, obra do escritor James Joyce

 10/06/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Rebeca Fonseca

Em comemoração ao Bloomsday 2022 — ou “dia de Bloom”, feriado nacional irlandês que homenageia Leopold Bloom, protagonista do romance Ulysses —, o Espaço das Artes da Universidade de São Paulo receberá, nos dias 13, 14 e 15 de junho, o evento ULYSSES@100, resultado da parceria entre a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA), ambas da USP. O simpósio, que celebra também o centenário da publicação de Ulysses, contará com o apoio da Embaixada da Irlanda no Brasil, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, do Cinusp Paulo Emílio e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Celebrado anualmente em 16 de junho, o Bloomsday é o único feriado no mundo dedicado a um personagem literário. A data surgiu em 1954, na Irlanda, e reúne amantes da literatura para uma série de atividades culturais. A tradição é uma forma de prestar tributo ao romancista irlandês James Joyce e sua obra mais célebre, Ulysses, de 1922. O livro centenário, que satiriza o poema épico A Odisseia, de Homero, narra as façanhas do (anti)herói Leopold Bloom pelas ruas de Dublin no período de um único dia — 16 de junho de 1904. 

Em São Paulo, a data é comemorada há 34 anos. A primeira edição paulistana do Bloomsday ocorreu em 1988, no Finnegan’s Pub, bar irlandês localizado no bairro de Pinheiros, e foi organizada por Haroldo de Campos, poeta concretista falecido em 2003, e Munira Mutran, docente de Literaturas de Expressão Inglesa na FFLCH. Na ocasião, também foi fundada a Associação Brasileira dos Amigos de James Joyce, futuramente renomeada como Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (Abei). A professora Munira, que estará presente no Bloomsday 2022, foi a primeira presidente da associação — cargo que ainda ocupa, mas de forma honorária.  “O Bloomsday 2022 vai ser uma experiência muito boa, uma vez que as pessoas envolvidas na realização são pessoas que já participavam das primeiras edições do evento”, diz Almir Almas, coordenador-geral do grupo de pesquisa Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMidia) do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA. 

Programação completa do evento – Foto: Reprodução/Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats

No primeiro dia de evento, 13 de junho, o Cinusp Paulo Emílio exibirá o longa irlandês Ghosts of Baggotonia (2022) em uma sessão especial, com apresentação da atriz e escritora Eda Nagayama. Dirigido por Alan Gilsenan, o filme documenta a produção cultural na Baggotonia, área boêmia de Dublin que costumava ser frequentada por escritores, artistas e intelectuais do século 20. Além de assistir ao longa, o público poderá participar de palestras com o cineasta no dia seguinte, 14 de junho, às 10h, e em 15 de junho, às 14h, sempre no Espaço das Artes da USP. 

O segundo dia do evento inclui, ainda, uma apresentação do Coral da USP (Coralusp) ao meio-dia e, em destaque, a cerimônia de inauguração dos murais vencedores do concurso artístico ULYSSES100 pelos olhos brasileiros, iniciativa da Embaixada da Irlanda e da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats, que acontece a partir das 14h30. A competição desafiou alunos universitários a criar artes inéditas, que representam graficamente a obra de James Joyce, para posterior reprodução em um mural. A cada universidade participante — ao todo, foram 18 instituições, de diferentes regiões do Brasil —, a Embaixada atribuiu um capítulo de Ulysses, que deveria nortear as produções dos discentes. A USP ficou responsável pela ilustração do capítulo sete, intitulado Éolo (O Jornal). 

“Além do mural físico, a USP resolveu também fazer um mural eletrônico”, conta o professor Almas. A cerimônia de inauguração, no dia 14, premiará os vencedores das duas categorias — Raquel Harumi de Sá, responsável pelo mural físico, e Guilherme Bretas Nascimento Baptista, que projetou a obra virtual.  A produção de Raquel ficará exposta na entrada do Espaço das Artes por tempo indeterminado, enquanto a de Baptista será projetada em um painel no interior do instituto nos dias 13, 14, 15 e 16 de junho. Em segundo lugar, está a dupla formada por Nicolas Amaral e Beatrice Frudit, que realizará seu mural em uma das paredes de entrada do prédio do Departamento de Letras da FFLCH. O terceiro lugar foi para Ricardo Zanchetta. Na sequência, às 17h15, o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (Lapett) da ECA-USP fará uma encenação do capítulo representado nos murais. O terceiro e último dia do evento contará também com mesas-redondas dedicadas a cada mural vencedor.

“Minha expectativa é que teremos um evento superbonito e bem informativo. É sempre muito legal redescobrir James Joyce”, conclui Almas. Confira mais informações sobre o Bloomsday 2022 no site da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.