Banco de dados inédito traz a produção dos primeiros modernistas

Projeto reúne informações sobre autores que participaram da Semana de 22 e outros que se destacaram nos anos seguintes

 14/03/2022 - Publicado há 3 anos
Fotos: Reprodução/Wikipédia e Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

 

+ Mais

USP lança plataforma sobre Modernismo literário brasileiro

Nesta terça-feira, dia 15, a partir das 14 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP vai fazer o lançamento oficial da Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro. “O projeto reúne as informações biográficas, a produção escrita e a fortuna crítica dos autores presentes na Semana de Arte Moderna de 1922 ou que se projetaram no decorrer da década de 1920 publicando livros, artigos em jornais e revistas e participando de movimentos”, como destacou o Jornal da USP em matéria publicada no início deste mês. “Entre os 24 autores, poetas e escritores destacados na plataforma estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Tarsila do Amaral e Sérgio Milliet.”

A plataforma é coordenada pelos professores e pesquisadores Marcos Moraes e Frederico Camargo, do IEB. Ela tem como meta “indexar num único repositório, do modo mais completo possível, uma série de referências que até então se encontravam esparsas em dicionários bibliográficos, livros, teses, sites e páginas de periódicos conservados em arquivos e bibliotecas”.

O lançamento da Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, acontece nesta terça-feira, dia 15, às 14 horas, com transmissão através deste link.

Foto: Reprodução/Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro está disponível neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.