Animação criada por Leila Monsegur

"Artemtudo" está no ar e comenta fatos do cotidiano através da arte

A crítica Sylvia Werneck e o jornalista Henrique Luz lançam um canal que debate temas como o poder, o racismo e o futuro registrados pelos artistas

27/01/2021
Por Leila Kiyomura

Com uma linguagem visual dinâmica, o canal Artemtudo está no ar desde o início de janeiro. Convida o espectador a debater e refletir sobre temas do cotidiano através das pinturas, desenhos, gravuras, instalações e vídeos de artistas brasileiros e internacionais.

Sylvia Werneck e Henrique Luz: parceiros no Artemtudo – Foto: Divulgação

O projeto é da crítica e curadora Sylvia Werneck, doutorada pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – Prolam/USP, e do fotógrafo e jornalista Henrique Luz, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Racismo, poder, a trajetória social e política da humanidade estão no roteiro que traz a arte de todos os tempos e países…

Veja o primeiro vídeo do Artemtudo com a história do negro e do racismo no Brasil através do trabalho de quatro artistas: o dramaturgo, político, pintor e pessoa-chave na luta antirracista, Abdias Nascimento, que nasceu em 1914 em Franca, São Paulo, e morreu em 2011. Também destaca a artista Rosana Paulino, graduada no Departamento de Artes Visuais da ECA-USP, que registra a memória do negro e da escravidão. Participam também Dalton Paula apresentando os rituais da religiosidade afro e a fotógrafa Marcela Bonfim, que traz o cotidiano das famílias tradicionais negras na Amazônia, importantes para o seu desenvolvimento no século 20.

“Acredito que só absorvemos conhecimento quando ele faz sentido no mundo real...”

Sem título – série Sumaré, de Alex Flemming – Foto: Henrique Luz

“O Artemtudo nasceu de uma vontade de aproximar as pessoas da arte através de assuntos que as afetam em suas vidas fora dos muros dos museus, galerias, feiras e Bienais”, explica Sylvia. “Acredito que só absorvemos conhecimento quando ele faz sentido no mundo real. E acredito no potencial transformador da arte, mas este potencial só pode florescer quando o contato com a arte provoca reflexão, quando faz com que pensemos criticamente sobre os acontecimentos com os quais a arte se relaciona.”

Levar a arte para todos é uma ideia que Sylvia vem burilando há cinco anos. “Um projeto em latência como muitos que tenho. No ano passado, ele fluiu como uma coisa pronta, inclusive com o nome da pessoa a quem eu proporia parceria, o Henrique Luz, que tem sua empresa de audiovisual, a Lumière Cultural. Rapidamente ele agregou várias sugestões e soluções, criou o nome Artemtudo e fez a trilha sonora.”

Contra la guerra, de Violeta Parra – Foto: Divulgação

A abertura do canal tem a animação de Leila Monsegur. É uma sequência criativa de desenhos que sintetiza a expectativa do projeto e brinca com imagens de obras de vários artistas. “Nosso objetivo é mostrar que os artistas são pessoas como todas as outras, mas a gramática que eles usam para falar sobre o mundo é visual. É uma poesia, um grito, ou até um sussurro, mas é visual. Então, uma pincelada pode apresentar violência e gritar em uma explosão de cores”, observa Henrique Luz. “Uma figura de gelo derretendo pode representar a fragilidade da vida e a passagem do tempo. Cada artista é livre para falar de uma maneira que chega pelos olhos com o objetivo de tocar o coração. A função do Artemtudo é ajudar a traduzir essa gramática visual do artista”, completa Sylvia Werneck.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.