Antonio Adolfo relembra o pioneirismo do disco “Feito em Casa”

Na Rádio USP, pianista carioca fala sobre a primeira produção musical independente do Brasil, lançada em 1977

 Publicado: 01/10/2024 às 17:02
Dois homens cabeludos dando risada.
O pianista Antonio Adolfo (à esquerda), ao lado do produtor musical e compositor Tibério Gaspar (1943-2017), em 1972 – Foto: Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional via Wikimedia Commons

Pioneiro da música instrumental no Brasil, o pianista, arranjador e compositor carioca Antonio Adolfo lançou em 1977 o disco Feito em Casa, que é considerado a primeira produção de música independente do Brasil. O disco foi vendido pelo próprio pianista em lojas, shows e bares do Rio de Janeiro.

Antonio Adolfo falou dessa iniciativa no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares. “Na época, se não fosse pelas grandes gravadoras, não dava para fazer nada”, lembra o pianista no programa, ao se referir à dificuldade de gravar as próprias músicas. Ouça o programa no link abaixo.

Nascido em 1947, Adolfo, como pianista, já na adolescência acompanhava cantores da bossa nova. Nos anos 70, fez turnê à Europa com a cantora Elis Regina e se dedicou a estudos de música nos Estados Unidos, influenciado principalmente pelo jazz. Em 1985, fundou no Rio de Janeiro o Centro Musical Antonio Adolfo. Ganhador de dois Prêmios Sharp, foi indicado três vezes ao Grammy Latino.

Ouça no link abaixo a entrevista do compositor Antonio Adolfo ao programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP, transmitido no dia 27 de setembro de 2024. A produção e apresentação são do radialista Cido Tavares.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.