Via Láctea: andando depressa!

O que nos faz atravessar o Universo a 631 quilômetros por segundo? Desde a década de 1970 os cientistas tentam entender como funciona a velocidade de objetos maciços e de cada uma das galáxias

 22/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 27/06/2019 as 16:15
Por

A Via Láctea atravessa o espaço mais rapidamente do que a velocidade de expansão do universo. E astrônomos do Hawaii, Jerusalém e França descobriram por que. Na verdade, já se sabia que algumas galáxias aceleram mais rápido do que outras. Mas o que causa isso? O Dipole Repeller, descrito neste artigo científico publicado na Revista Nature Astronomy – a mais nova revista do grupo Nature. O artigo acompanha um vídeo que explica a descoberta. E o Ciência USP conversou com o astrônomo Gastão B. Lima Neto, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP sobre este vídeo e sobre a velocidade com a qual estamos atravessando o Universo.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=pHGE0HOotbk[/embedyt]

Empurra-empurra sideral

As galáxias estão se movendo porque o Universo todo está se expandindo. Além do “Grande Atrator” – um buraco no espaço para o qual a Via Láctea e galáxias vizinhas estão se precipitando -, outra força gravitacional ainda mais poderosa também puxa o próprio grande atrator. Trata-se do Superaglomerado Shapley – o maior aglomerado de galáxias do universo próximo da Terra, a cerca de 650 milhões de anos-luz. Mas Shapley está diante da nossa galáxia.

Com a descoberta do fenômeno, os astrônomos conseguiram identificar uma espécie de vazio que está empurrando a Via Láctea por trás. E esse empurrãozinho está alinhado com a direção para a qual o nosso grupo de galáxias está viajando: com uma velocidade de 631 km/segundo e se estendendo para distâncias de 20 mil km/segundo ou mais. O grupo de pesquisadores batizou o fenômeno como “dipolo repelidor” – em tradução livre – porque as linhas de atração de Shapley e de repulsão causadas por este vazio criam um campo semelhante ao observado em um ímã dipolar.

Reportagem: Tabita Said/Núcleo de Divulgação Científica da USP
Imagens: Alan Petrillo, Joyce Rossi | Edição de vídeo: Alan Petrillo, Tabita Said


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.