USP recebe concerto com o violinista barroco Manfredo Kraemer

Músico se apresenta nesta quarta-feira, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana, com o Conjunto de Música Antiga da USP

 04/11/2019 - Publicado há 4 anos
Por
O Conjunto de Música Antiga da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai executar peças de Vivaldi, Telemann e Rittler – Foto: Divulgação SIM-USP

.

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) encerra sua temporada 2019 nesta quarta-feira, dia 6, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, com a participação do músico argentino Manfredo Kraemer, considerado pela revista musical da BBC “um dos violinistas barrocos mais influentes e distintos da atualidade”. O concerto traz ainda o Conjunto de Música Antiga da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o primeiro desse gênero criado em uma universidade brasileira, que utiliza instrumentos de época e concentra-se no repertório dos séculos 16 a 18.

Iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), também da USP, a série conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Sob a curadoria do pianista Eduardo Monteiro, professor e diretor da ECA, e da clarinetista Mônica Lucas, também professora da ECA e diretora artística do Conjunto de Música Antiga da USP, a série apresentou, ao longo do ano, concertos mensais, acompanhados de minipalestras introdutórias. O primeiro concerto da série foi apresentado em março (leia aqui).

Neste último concerto de 2019, Kraemer se apresenta como solista e regente do Conjunto de Música Antiga da USP. “Kraemer é um dos maiores violinistas barrocos vivos, integrante do movimento chamado Música Antiga, que reúne repertório e instrumentos de época”, informa Mônica. Argentino, fez sua carreira inteira na Alemanha e atualmente vive na Espanha, atuando como professor na Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona. Também é spalla de diferentes grupos, entre eles o Le Concert des Nations, liderado pelo regente Jordi Savall. “Pela primeira vez ele toca com o Conjunto de Música Antiga, que tem dois alunos que passaram pela escola de Barcelona, em um feliz reencontro”, conta. Além disso, diz Mônica, a presença de Kraemer vem coroar a parceria e a aproximação com a Argentina. “Já realizamos pelo menos três grandes projetos com músicos argentinos, e desta vez estamos trazendo um dos grandes nomes da música sul-americana”, completa.

Manfredo Kraemer, um dos maiores violinistas barrocos da atualidade – Foto: Divulgação SIM-USP

O programa do concerto, intitulado Do Dizer sem Palavras e do Pintar sem Pincel – Quadros Sonoros de Vivaldi, Rittler e Telemann, traz uma das peças mais populares da música barroca, As Quatro Estações – O Inverno e O Verão, de Antonio Vivaldi, composta em 1723, e parte de uma série de doze concertos publicados em Amsterdã em 1725, intitulado Il cimento dell’armonia e dell’inventione, além de Les Nations, de Georg Philipp Telemann. Completa o repertório Harmonia Romana, de Philipp Jakob Rittler. “Essa peça foi durante muito tempo atribuída ao compositor austríaco Biber, conterrâneo de Rittler e mais conhecido que o autor”, comenta Mônica, informando que é uma peça muito especial porque Kraemer é especialista no repertório do século 17. “É um concerto imperdível.”

Fazendo um balanço da série neste ano, Mônica destaca a qualidade dos músicos convidados, que reuniu lado a lado artistas internacionais de renome e alguns dos mais expressivos músicos brasileiros. Segundo ela, a série também desempenhou um importante papel de agente de formação cultural, levando a produção musical realizada no âmbito da USP para um público amplo, e trazendo de fora uma música de excelência. “Conseguimos viabilizar uma série de alto nível na USP, e esperamos que ela possa se estabelecer no cenário cultural da cidade”, afirma, avisando que já está sendo preparada a segunda edição, para o próximo ano.

O concerto da Série Internacional de Música USP (SIM-USP), com o violinista barroco Manfredo Kraemer e o Conjunto de Música Antiga da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 6, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0310 e no site do SIM-USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.