USP e Marinha intensificam produção e distribuição de equipamentos do Projeto Inspire

A equipe está trabalhando durante as festas de final de ano para atender à demanda. São produzidos cerca de 10 equipamentos por dia

 30/12/2020 - Publicado há 1 ano  Atualizado: 26/01/2021 as 10:40
Por
Até o começo de 2021, os pesquisadores vão entregar mais 50 equipamentos aos hospitais e instituições. Para isso, eles estão trabalhando durante o recesso, entre 24 de dezembro e 3 de janeiro. Foto: Reprodução/ Projeto INSPIRE

 

Pesquisadores e voluntários da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, estão acelerando a produção de equipamentos de baixo custo do Projeto Inspire (Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial e transitório do tipo “ambu” automatizado, segundo o termo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa). Até o começo de 2021, eles irão entregar mais 50 equipamentos INSPIRE aos hospitais e instituições.

O Inspire é um projeto da Poli que criou equipamentos de baixo custo para suporte ventilatório que podem ser produzidos em até 2 horas. Até hoje foram distribuídos equipamentos para os estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O projeto conta com 250 pessoas e voluntários irão trabalhar durante o período de recesso (entre 24 de dezembro e 3 de janeiro) para que a entrega dos equipamentos seja feita. São produzidos cerca de 10 respiradores por dia.

O equipamento independe da disponibilidade de uma linha de ar comprimido, presente em hospitais, o que possibilita seu uso em caráter emergencial. O Inspire funciona por meio de bateria e tem nível de controle computacional sofisticado que se baseia em uma bomba independente chamada de “Ambu”. O “Ambu” é um bomba de silicone largamente disseminada no Brasil e no mundo. O projeto foi concebido para que a bomba “Ambu” funcione de maneira precisa e automatizada.

+ Mais

Anvisa autoriza produção e doação do ventilador pulmonar Inspire

O apoio da Marinha do Brasil ao Inspire não se limita apenas à produção. A parceria pode estender-se para a viabilização de apoio logístico, dentre outras atividades técnicas. Vale ressaltar que a Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil já possuem uma parceria estratégica, na formação de seus Oficiais-Alunos e também em diversas pesquisas, que remontam a mais de 64 anos. O Projeto INSPIRE reforça essa parceria entre essas Instituições irmãs.

Os pesquisadores afirmam que o foco do projeto está em oferecer equipamentos de qualidade e baixo custo. “O mais importante da parceria da USP com a Marinha do Brasil é o exemplo de ciência, tecnologia e inovação engajada em problemas reais”, afirmam os pesquisadores ao Jornal da USP.

Mais informações: e-mail mkzuffo@usp.br. com Marcelo Knorich Zuffo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.