Stuart Vyse vem ao Brasil para falar de psicologia, crença e superstição

Convite foi feito pelo Instituto Questão de Ciência e dois dos três encontros acontecerão na USP

25/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 30/07/2019 as 11:38
Apesar de o preconceito ter diminuído, gatos pretos ainda são associados aos mais diversos tipos de sortilégios – Foto: Image Catalog via Wikimedia Commons / CC0

No mês de agosto o Brasil receberá a vinda do pesquisador independente Stuart Vyse. Vyse é cientista comportamental e escritor, tendo publicado em 2014 a primeira edição do seu livro Believing in Magic: The Psychology of Superstition (em tradução livre, “Acreditar na Magia: A Psicologia da Superstição”). Em seu site, Vyse disse estar muito animado para vir ao Brasil. Ao todo serão três encontros promovidos pelo Instituto Questão de Ciência, sendo dois na Cidade Universitária, em São Paulo.

Os encontros na Universidade serão os primeiros. Na quinta-feira dia 8 de agosto, das 14 às 17 horas, haverá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP a palestra Why people believe what they believe (em português, “Por que as pessoas acreditam no que acreditam”). A entrada é gratuita e aberta ao público, mas quem for ao IEA deverá se inscrever através de um formulário disponível aqui. A palestra será em inglês e não haverá tradução para o português.

No dia seguinte, no Instituto de Psicologia (IP) da USP, acontecerá o workshop Science and Clinical Psychology: How to Make Them Allie” (em português, “Ciência e Psicologia Clínica: Como fazê-las aliadas”), das 9 às 12 horas. Inscrições podem ser feitas neste link.

Stuart deverá fazer outra palestra, As Raízes da Superstição, no sábado, das 9h30 às 12 horas, no Conjunto Nacional. Os interessados deverão se inscrever clicando neste link. Às 9h30 haverá coffee break e às 10 horas se iniciará a palestra. Segundo os organizadores, haverá tradução simultânea.

Stuart Vyse – Foto: Divulgação / The Daily Tar Hell

Confira abaixo mais informações sobre a agenda de Stuart Vyse no Brasil:

8 de agosto (qui) | 14h às 17h

Palestra Why people believe what they believe

Abertura do ciclo de seminários do IEA sobre Epistemologia da Ignorância.

Local: Sala Alfredo Bosi – Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Inscrições: disponíveis clicando aqui.

Mais informações: http://www.iea.usp.br/eventos/ciclo-ignorancia-1

9 de agosto (sex) | 9h às 12h

Workshop  Science and Clinical Psychology: How to Make Them Allies

Local: Auditório Carolina Martuscelli Bori – Bloco G (César Ades) – Instituto de Psicologia

Endereço: Avenida Professor Mello de Morais, 1721, Cidade Universitária, São Paulo

Inscrições: O formulário de inscrições está disponível aqui.

Mais informações:  no site do evento

Obs: A palestra também foi foi transformada em disciplina curta de pós-graduação na unidade. Informações neste link

10 de agosto (sáb) | 9h30 às 12h

Palestra As Raízes da Superstição