Saliva do mosquito Aedes aegypti acelera dengue no organismo

De acordo com um estudo feito por cientistas da Bélgica e dos Estados Unidos, a presença da saliva do mosquito Aedes aegypti acelera o alastramento do vírus da dengue no corpo das pessoas infectadas. Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, explica a pesquisa internacional.

 24/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:34
Por

A saliva do mosquito Aedes aegypti pode ter influência na reação do organismo infectado pelo vírus da dengue. De acordo com um estudo feito por cientistas da Bélgica e dos Estados Unidos, a presença da saliva acelera o alastramento do vírus no corpo do paciente.

A pesquisa foi publicada no dia 16 de junho pela revista científica PLOS Pathogens.

Dengue hemorrágica

Nesta entrevista, Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, explica a pesquisa e comenta qual pode ser o papel da saliva do mosquito na dengue hemorrágica e no aparecimento do que eles chamaram de “amplificação dependente de anticorpos”.

Esse seria o mecanismo responsável por tornar mais severa a doença.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.