Revista “Sala Preta” se despede com uma homenagem ao Teatro Oficina

Após 20 anos trazendo discussões sobre a arte do teatro, a revista “Sala Preta” lança seu último número, dedicado ao Teatro Oficina Uzyna Uzona

 14/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 17/05/2021 as 15:08

Margareth Artur / Portal de Revistas da USP

50 anos depois de sua estreia, o Teatro Oficina remontou a peça Roda Viva – Foto: Reprodução / Sesc Pompeia

 

A revista Sala Preta, publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, vinculado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, se despede de seus leitores lançando seu último número, após uma temporada de 20 anos cuja atriz principal em cena foi a arte do teatro. Esse último cenário está criado para consagrar, segundo Sílvia Fernandes e Luiz Fernando Ramos, os editores da revista, “o experimento mais longevo, singular e potente da teatralidade brasileira: o Teatro Oficina, hoje renomeado Uzyna Uzona”.

A importância do Oficina vai além das fronteiras brasileiras e foi palco de várias peças antológicas que se tornaram símbolos de uma criatividade revolucionária e transformadora, impactante em suas propostas levadas com empenho pelo aclamado e polêmico ator, diretor e dramaturgo Zé Celso Martinez Correa, que entrelaça sempre arte, teatro e vida.

O Teatro Oficina sempre percebeu a vida como “devoração, na inspiração da antropofagia de Oswald de Andrade”, valorizando o coletivo ao invés do individualismo, deixando de lado o teatro de ideias, de metafísica, aquele pronto a transmitir mensagens moralizantes em cena. O psicanalista Mauro Meiches, no artigo A cidade se cura no teatro, publicado neste último número da revista, pesquisou o Oficina e lançou sua tese no livro Uma pulsão espetacular. Intrigado pelo que ouvia, lia e via nos espetáculos do Oficina e na figura de Zé Celso, fascinou-se por esse teatro na época de acontecimentos das décadas de 1960 e 1970 como a contracultura, a revolução sexual e a anarquia como opção de vida. Meiches relata a época da ditadura militar e a representação do teatro, sempre na espreita da censura, como resistência política “de legado inestimável para a minha e as gerações seguintes”.

Cena de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, montada pelo Teatro Oficina em 1967, direção de José Celso Martinez Corrêa – Foto: Divulgação CosacNaify via Revista Pesquisa / Fapesp

 

O objetivo do estudo é estabelecer as relações entre o trabalho do grupo Oficina e o “conceito psicanalítico de pulsar”, ideia inspirada e observada na ânsia da absoluta liberdade de expressão do sentido da arte e da vida. Assim, o Oficina driblou a ditadura “pelo questionamento do próprio teatro e suas formas num movimento crescente, impossível de deter”, insubmisso, convidando a plateia a participar, estimulando o pensamento crítico “de uma classe média inquieta que buscava o teatro para respirar”, para se curar, para se enxergar, observar, confrontar-se junta da/com a arte do teatro.

Obras como O Rei da Vela, Roda Viva, Na Selva das Cidades, Gracias, Señor compõem um grito de protesto contra uma sociedade hipócrita e autodestrutiva, com a proposta de uma visão de mundo que subverte, que desconstrói o que já não serve, representando o desmantelamento do teatro em sua conformação de então. “Zé Celso sempre falou que o teatro purgava a cidade, o mundo, o homem, em um ato de cura pelo ‘canto do bode’”, relata Mauro Meiches. O rito teatral é milenar porque nossas feridas se reabrem de novo a cada dia e, transformadas ou não, constituem-se em um eterno pulsar inerente à saúde como vida plena.

O texto se insere entre a arte do teatro e a psicanálise, gerado pela observação e conhecimento do Oficina, de Zé Celso e do Uzyna Uzona em que o conceito de pulsão foi vital para sua pesquisa, a saber, o instinto de sobrevivência que passa pela sexualidade vista como a não negação do corpo. “É importante sublinhar que há uma urgência na satisfação da pulsão”, explica o autor.

O Uzyna era e é palco de realização do impulso criador, pelos atores e plateia atuando juntos, um verdadeiro desafogo da repressão em todos os sentidos. A publicação Oficina Samba define: “O teatro é o meio dos homens se entenderem em seu verticalismo, sem obediência. É esse o movimento, o curso do nosso trabalho”. O Oficina é, sem dúvida, integrante das perguntas eternas do ser humano: “Quem somos? O que queremos? Qual teatro fazemos?”, vistas a singularidade, a resistência e a persistência desse teatro irreverente que conta com um público saudoso, que há muito integrou, há 60 anos, o Oficina dos primórdios em sua vida, e com o público de hoje, que compartilha, no cotidiano, o que vive no Uzyna Uzona.

Terreno que abriga a sede do Teatro Oficina Uzyna Uzona no bairro do Bixiga, em São Paulo – Foto: Divulgação/ Markus Lanz via Blog do Zé Celso

 

Completando a homenagem ao último número da revista Sala Preta, o fotógrafo João Caldas, em seu artigo Fotografando no Teatro Oficina, brinda-nos com uma série de fotos das peças do Oficina, com a sempre presença de Zé Celso. João Caldas conta que, em sua trajetória de 40 anos como fotógrafo teatral, “nada chega perto do que acontece no Teat(R)o Oficina Uzyna Uzona […] No verbete, oficina é o ‘lugar onde se exerce um ofício, fábrica, laboratório, usina, local para elaborar, fabricar, consertar’”.

A pandemia deixa saudade no fotógrafo e também nas plateias do tempo em que “o contágio era da alegria, do calor, dos cheiros, dos corpos e das vibrações que aconteciam nos espetáculos”, características inerentes do Oficina de ontem e o de hoje, o Uzyna Uzona, lembrando a importância do espaço aberto da rua, que foi e é parte integrante das encenações, pois a plateia entra no teatro junto dos atores, ou, ao contrário em alguns espetáculos, plateia e atores saem juntos para a rua, em uma “grande apoteose e celebração teatral”.

Artigos

MEICHES, M. P. A cidade se cura no teatro. Sala Preta, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 131-143, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/185051. Acesso em 06 maio 2021.

CALDAS, J. Fotografando no Teatro Oficina. Sala Preta, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 285-312, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/185189. Acesso em: 06 maio 2021.

Contatos

Mauro Pergaminik Meiches – Psicanalista e doutor em Psicologia Pública da Pontifícia Universidade Católica.
salapreta@usp.br
João Caldas Paulista – Trabalhou no Centro Cultural São Paulo em 1982 e na Folha de S. Paulo de 1985 a 1987, e, desde então, atua como fotógrafo freelancer especializado em teatro.
©João Caldas/Arquivo Multimeios/CCSP.


Revistas da USP
A seção Revistas da USP é uma parceria entre o Jornal da USP e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Águia) que apresenta artigos de autores de diversas instituições publicados nos periódicos do Portal de Revistas USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.