Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Freepik e FMUSP

Repositório de dados da Faculdade de Medicina ajuda na articulação entre cientistas

14/12/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Ana Fukui*

Arte: Rebeca Fonseca

Ainda pouco conhecido por muitos alunos e pesquisadores, o  Observatório da Produção Intelectual  organizado pelos bibliotecários da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) foi fundamental na resposta à pandemia de covid-19. “Os dados disponíveis do Observatório da Produção Intelectual nortearam a resposta científica à pandemia. Conseguimos organizar grupos de investigação em várias áreas porque sabíamos exatamente quem estava trabalhando com os temas que demandavam pesquisa imediata. Agregamos grupos específicos para gerar o conhecimento necessário de condutas médicas e também para difundir essas condutas em outros centros”, conta ao Jornal da USP o professor Roger Chammas, que atuava como vice-diretor da instituição durante a pandemia.

Este repositório vem sendo construído desde 2014, quando se iniciou um mapeamento da produção acadêmica no Complexo da Saúde, que envolve diversos institutos, hospitais e faculdades da USP. Rosa Maria Fishi, bibliotecária e uma das principais gestoras do projeto, descreve sua elaboração: “Em primeiro lugar organizamos as métricas, tais como o índice de impacto das publicações e as citações dos trabalhos. A partir disso, surgiu um espaço virtual próprio com todos os trabalhos produzidos e com várias maneiras de se realizar as consultas – por assunto, por data, por nome do autor, pelo grupo de trabalho. Ele entrou no ar em 2018 com esse nome.”

O passo seguinte, segundo Rosa, foi organizar comunidades temáticas virtuais dentro do site. A primeira delas, dedicada à covid, pode ser acessada no site institucional, com 1.351 itens até o momento, entre artigos científicos, comunicações em eventos e livros. Este número aumenta mês a mês, quando ocorrem as atualizações dos dados.

Roger Chammas – Foto: Reprodução/ABC-ORG

Gráfico da quantidade de artigos produzidos a cada ano pela área da saúde produzido pelo Observatório da Produção Intelectual da Biblioteca da Faculdade de Medicina — Foto: Reprodução/FMUSP

A segunda comunidade temática organizada teve como eixo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU em 2015 com metas estabelecidas para 2030 e foram definidas no texto do documento da seguinte forma: “São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.”

Para que isso possa ser efetivamente alcançado, foram definidos 17 objetivos com indicadores de avaliação explicitados para que possa haver análises ao longo dos anos e verificar se as metas poderão ser cumpridas dentro do prazo. Por exemplo, o primeiro objetivo é a erradicação da pobreza e uma das metas é “até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia.”

Alguns dos objetivos e os indicadores estão relacionados diretamente ao conhecimento científico, como no caso do Objetivo 3, que visa a “garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.” De fato, os indicadores descritos se relacionam com diminuição da mortalidade materna, neonatal e infantil; buscam acabar com as epidemias de aids, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas; diminuir o abuso de substâncias entorpecentes; e ampliar a vacinação em todos os lugares.” Todas essas questões e outras mais foram objeto de pesquisa na Faculdade de Medicina e estão organizadas aqui. Constam 9.629 itens que, de alguma forma, dialogam com as metas estabelecidas pela ONU para a saúde. Além dos documentos, foram produzidos vídeos com cientistas renomados da instituição, que explicam suas pesquisas frente à proposta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na área da Saúde temos a professora Esther Caldeira Sabino contando sobre as pesquisas com a doença de Chagas.

Outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável também estão devidamente elencados na comunidade temática, num total de 16 categorias, juntamente com os vídeos, ainda em fase de produção e que podem ser conferidos na página da FMUSP, onde há mais detalhes sobre o assunto.

O professor Roger Chammas resume essa iniciativa em dois eixos distintos. “Como uma forma de lembrar os pesquisadores que o que fazemos está conectado aos ODS. Além disso, precisamos tornar visível para a sociedade civil como contribuímos com esses temas a partir da nossa produção acadêmica.”

*Ana Fukui é bolsista Mídia Ciência Fapesp/FMUSP