Professor da USP é o novo diretor do Inpe

Os desafios para o futuro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

INPE – Foto: Divulgação

O professor Ricardo Magnus Osório Galvão, do Instituto de Física da USP, foi indicado pelo Ministério da Ciência para dirigir o Inpe. A repórter Simone Lemos conversou com o professor sobre os projetos para a nova função no instituto.

Galvão ressalta que o Inpe é um dos mais importantes institutos de pesquisa do Brasil, além de prover a manutenção de satélites, acompanhar suas órbitas e contribuir largamente para o avanço da tecnologia espacial brasileira. O instituto vem, no entanto, apresentando alguns problemas nos últimos anos, como decréscimo no orçamento e diminuição do quadro de funcionários. Segundo Galvão, sua missão será integrar o Inpe à Agência Espacial Brasileira e também recuperar parte da estrutura do instituto.

Acompanhe a entrevista completa:

logo_radiousp